A competição que encerra o ciclo de oficinas do Chef Aprendiz Liberdade reúne os 20 jovens que apresentam um menu completo e garante entrevista de emprego aos melhores colocados
A final da 8ª edição do Chef Aprendiz já tem data e local definidos. Em 24 de julho (sábado), o Hotel Grand Hyatt São Paulo recebe os participantes do Chef Aprendiz Liberdade, que teve como sede de suas oficinas a igreja Missão Paz. Esta edição contou com o patrocínio master da Wickbold via Proac ICMS, que esteve entre os patrocinadores da última edição, Chuvisco.
Na ocasião, os 20 jovens, divididos em turmas, prepararam e apresentam um menu completo com entrada, principal e sobremesa cujas receitas foram criadas por eles mesmos. Além da avaliação dos pratos, cada jovem foi observado durante o curso e critérios como presença, participação, pró atividade, trabalho em grupo, entre outros aspectos são analisados nesta etapa final.
Integram o time de jurados Mariana Pelozio (Duas Terezas), Breno Berdu (Hotel Emiliano), Victor Wong (Panda Ya!), Tan Tjui-Tseng (Jui), Rodrigo Einsfeld (Handz by Rodrigo Einsfeld), Alexandre Batista (Ofner), Roberto Matsuda (Fruta Imperfeita) e Bruna Keler (Hotel Grand Hyatt), que vão ao evento com a intenção de contratar os jovens para seus negócios. Os melhores colocados saem com oportunidades de entrevistas de emprego. Além disso, a parceria com a Oster® garante eletroportáteis para todos os participantes da edição Liberdade, e os três primeiros colocados ganharão produtos diferenciados, para acompanhá-los em suas trajetórias na gastronomia.
Durante a Edição Liberdade foram 30 encontros com oficinas de técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, nutrição, alfabetização emocional, autoconhecimento, elaboração de CV e preparo para entrevistas de emprego. Para que os alunos tivessem a vivência do dia a dia de uma cozinha profissional, foi feito um evento beneficente, e os jovens executaram junto com os colaboradores dos restaurantes um menu completo com as receitas definidas pelos chefs e professores do projeto.
Neste período de pandemia, todos os encontros e eventos seguem todos os protocolos sanitários e as diretrizes sobre os cuidados para prevenção da Covid-19. É importante ressaltar que as oficinas do projeto acontecem em um ambiente de cozinha rigorosamente higienizado e com diversas diretrizes sanitárias, garantindo maior controle e segurança para os envolvidos.
O Chef Aprendiz vai muito além de simplesmente um projeto gastronômico e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo principal é desenvolver pessoas, usando a gastronomia como principal ferramenta para tal. Com esta edição vamos alcançar 130 jovens formados. Hoje, mesmo com o cenário de pandemia, temos 75% dos jovens trabalhando, e 60% estão empregados ou em processo de entrevistas em cozinhas parceiras.