Heart of Joy: o BMW Vision Driving Experience

Novo computador central “Heart of Joy” com desempenho dez vezes mais rápido

Levar o prazer de dirigir até os limites físicos é a missão do BMW Group com seu novo veículo de teste de alta performance: o BMW Vision Driving Experience. Este veículo-conceito não foi projetado para produção em série, mas serve como uma plataforma de testes para as tecnologias de gerenciamento de propulsão e dinâmica de condução desenvolvidas especificamente para o Neue Klasse – a próxima geração de veículos BMW. A tecnologia, chamada pela BMW de “Heart of Joy”, foi submetida a testes de resistência no BMW Performance Driving Centre em Spartanburg, EUA, onde a empresa também revelou detalhes exclusivos sobre o desenvolvimento da experiência elétrica de condução do Neue Klasse. Todos os modelos totalmente elétricos do Neue Klasse contarão com o Heart of Joy. O primeiro modelo elétrico de maior porte dessa linha entrará em produção ainda este ano na Planta de Debrecen, na Hungria. O Heart of Joy adiciona uma quarta dimensão – o Puro Prazer de Dirigir característico da BMW – aos três pilares já estabelecidos do Neue Klasse: elétrico, digital e circular. Durante o IAA Mobility 2023, o presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse, apresentou a unidade de controle, segurando a pequena caixa preta em suas mãos. É importante ressaltar que o Heart of Joy será produzido em série, mas o BMW Vision Driving Experience não.

“O Heart of Joy nos permite levar o prazer de dirigir não apenas para o próximo nível, mas para um patamar ainda mais elevado”, afirma Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pelo Desenvolvimento. “Além disso, aumentamos ainda mais a eficiência, o que impacta diretamente na autonomia, já que, no futuro, o condutor utilizará quase exclusivamente a frenagem regenerativa. Isso é o que chamamos de Efficient Dynamics ao quadrado.”

Processamento dez vezes mais rápido
A unidade de controle Heart of Joy gerencia as funções de propulsão, frenagem, carregamento, regeneração e direção com uma capacidade de processamento dez vezes mais rápida que os sistemas atuais. Em conjunto com o BMW Dynamic Performance Control, essa unidade computa todas as funções de dinâmica de condução com um novo padrão de velocidade e precisão. Desenvolvida integralmente pela BMW, com base em mais de 100 anos de experiência no aperfeiçoamento da dinâmica de condução, a unidade foi projetada para suportar situações extremas. O veículo de teste atinge um torque de 18.000 Nm, um valor muito superior ao necessário para o uso cotidiano. O objetivo é garantir que, ao dominar essa potência extraordinária, o sistema terá desempenho excepcional nas condições diárias de condução.

A regeneração de energia durante a frenagem – conhecida como recuperação de energia – une as funções de propulsão e frenagem em um sistema totalmente integrado. Na arquitetura eletrônica inovadora do Neue Klasse, o Heart of Joy é um dos quatro computadores centrais e, pela primeira vez, combina as funções de propulsão e dinâmica de condução. Diversas dessas funções são protegidas por patentes internacionais. Essa unidade de alto desempenho controla a aceleração, frenagem, estabilização, direção dinâmica e gerenciamento de carga. O processador central, juntamente com o software proprietário BMW Dynamic Performance Control, permite que os atuadores conectados respondam em milissegundos. Em sistemas convencionais, as funções de propulsão e frenagem operam com algoritmos separados, dificultando o aproveitamento máximo das capacidades dos sistemas de propulsão elétrica.

Precisão nas curvas e o processo de frenagem mais suave da história
Para o condutor e os passageiros, o resultado é uma experiência de direção harmoniosa, silenciosa e confortável, independentemente da velocidade. Em situações de condução dinâmica, a combinação Heart of Joy + BMW Dynamic Performance Control oferece um controle preciso e estável nas curvas, com tração consistente e comportamento previsível. Essa tecnologia permite ao motorista realizar menos correções na direção e manter a trajetória com mais estabilidade e precisão. Assim, o veículo apresenta um comportamento de curva mais consistente e intuitivo, tornando a condução ainda mais prazerosa. Em velocidades baixas – como no trânsito urbano ou ao estacionar –, a transmissão direta de sinais e o processamento ultrarrápido de informações tornam o controle ainda mais responsivo. Nos modos D ou B, ou ao utilizar o Controle de Cruzeiro Ativo ou o freio de estacionamento automático, a transição entre parar e arrancar ocorre de maneira suave e imperceptível.

Recuperação de energia aumenta a eficiência em 25%
A integração das funções de propulsão, frenagem e regeneração de energia permite utilizar a eletricidade de maneira mais sustentável. 98% dos motoristas não precisarão acionar os freios convencionais no dia a dia. A desaceleração através da frenagem regenerativa é suficiente para a maioria das situações de condução. Apenas em frenagens intensas, como em uma emergência, o sistema acionará os freios de atrito tradicionais. Essa combinação de tecnologias proporciona uma eficiência até 25% maior.

O veículo de teste BMW Vision Driving Experience exibe visualmente o funcionamento do Heart of Joy com códigos de cores iluminados nas rodas: Verde: aceleração, Azul: regeneração de energia, Laranja: frenagem com os freios de atrito.

Quatro “supercérebro” para os veículos do futuro. Os futuros veículos da BMW contarão com quatro computadores de alta performance, cada um responsável por combinar funções que antes operavam de forma isolada. O Heart of Joy é o primeiro desses supercérebros e foi desenvolvido internamente pela BMW para unificar quatro funções cruciais em um único sistema.

Os outros três supercérebro irão gerenciar funções como: Condução automatizada e altamente automatizada, Sistemas de infoentretenimento, Recursos de conforto, climatização e iluminação

Estreia mundial no Salão do Automóvel de Xangai
O BMW Vision Driving Experience fará sua estreia mundial no Auto Shanghai 2025, onde o público poderá conhecer de perto o sistema que elevará a experiência de direção elétrica a um novo patamar.

Clique aqui para conferir o press release original, em inglês.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

Para mais fotos, clique aqui.

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook(@BMWBrasil)
Youtube(@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também oferece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passageiros e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no ano fiscal de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros, com receitas de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 funcionários.

O sucesso do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. Sustentabilidade é um elemento chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até o final da fase de uso.

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine