Gramado reforça estratégia turística e mira novos mercados

Gramado reforça estratégia turística e mira novos mercados

Seja na temporada de verão ou inverno, Gramado, no Rio Grande do Sul, segue atraindo turistas o ano inteiro e, há anos, figura entre os destinos mais desejados do Brasil. Com uma agenda robusta e atrações para todos as idades, a cidade registra um aumento na média de permanência dos viajantes, muito impulsionado pelas ações estratégicas de comunicação da Secretaria Municipal de Turismo, que vem destacando o universo de experiências disponíveis por lá.

Atualmente, os gaúchos lideram o ranking de visitantes, representando 50% do público. Mas, segundo o Secretário de Turismo Ricardo Bertolucci, a expectativa é ampliar cada vez mais a presença de turistas internacionais, especialmente da Argentina e do Uruguai, beneficiados pela proximidade e pelo Rio Grande do Sul como principal porta de entrada no país.

Entre os eventos e atrativos, os destaques incluem o Natal Luz de Gramado (considerado o maior Natal do mundo e que acontece até 18 de janeiro de 2026), o Festival de Cinema (12 a 22 de agosto de 2026), o Snowland – único parque indoor de neve das Américas, além do Mini Mundo, Olivas de Gramado, mirantes com vistas deslumbrantes, hotéis de alto padrão e uma gastronomia farta que celebra a cultura gaúcha.

Para 2026, Bertolucci reforça que, mesmo sendo um destino consolidado, a prioridade é seguir inovando: investir em renovações, fortalecer o posicionamento estratégico e garantir uma comunicação cada vez mais eficiente.

Confira a entrevista completa.

Foto de Julia Paiva
Julia Paiva