Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é uma cidade cosmopolita. O emirado abriga pessoas de mais de 200 nacionalidades, com a grande maioria delas tendo nascido em outros lugares, o que faz com que a cultura e a gastronomia locais reúnam sabores do mundo todo. Porém, são diversas as opções de restaurantes para turistas em Dubai, onde é possível desfrutar da tradicional comida Emirati e experimentar um pouco da história e tradição com a gastronomia de Dubai. Conheça alguns deles abaixo:
Al Fanar
Este restaurante transporta os visitantes direto para a Dubai nos anos 60, por meio de uma decoração rústica, pátio ao ar livre e comida autêntica. O estabelecimento possui ainda um minimuseu, que ensina sobre a rica herança cultural da região. O restaurante, que figurou no Guia Michelin, se destacada pelo kebab de frango e, entre as sobremesas, pelo famoso Legaimat. Uma de suas unidades fica em Al Seef, um bairro tradicional da região de Old Dubai, que oferece vistas para o canal Dubai Creek.
Al Jawareh
Localizado na região antiga da cidade, em Al Qusais, o Al Jawareh oferece aos visitantes a possibilidade de se sentar em um clássico majil , uma espécie de assembleia ou local de reunião muito popular da cultura árabe, com um aspecto de tenda e que vem do termo ‘lugar para sentar’, e viver uma experiência verdadeiramente autêntica. O café da manhã árabe é um dos destaques do menu e inclui chebab (panquecas dos Emirados Árabes Unidos), queijo, xarope de tâmaras, ovos, tomates, grão de bico e frutas.
Arabian Tea House
Há mais de 20 anos a Arabian Tea House recebe visitantes que buscam experimentar a verdadeira hospitalidade dos Emirados. Localizada no bairro histórico de Al Fahidi, a casa mantém sua decoração original desde 1997 com uma mistura de branco, azul turquesa, rendas e flores. Não deixe de experimentar uma xícara de gahwa, o tradicional café árabe. Além do endereço original, a casa de chás hoje conta com mais duas filiais, sendo uma em Jumeirah e outra em Sharjah.
Local House
O Local House é o lugar ideal para quem gosta de ousar e provar novos sabores. No menu, estão disponíveis hambúrguer de camelo e sorvete feito com o leite do animal. O estabelecimento fica em um dos prédios mais antigos e tradicionais do bairro de Al Bastakiya e serve iguarias árabes que vão desde doces a pratos com carne de tubarão. A decoração e a hospitalidade são um charme à parte.
Polo gastronômico de Dubai
A gastronomia de Dubai tem se tornado um dos principais atrativos para turistas do mundo todo. Em maio deste ano, foi lançada a segunda edição do Guia Michelin da cidade, que reconheceu 90 estabelecimentos que representam mais de 23 culinárias diferentes, reforçando a diversidade como um dos pilares da culinária local. Entre os destaques, o guia selecionou 17 restaurantes Bib-Gourmand, caracterizados por oferecer uma experiência gourmet com bom custo-benefício, e destacou dois novos estabelecimentos com o selo Green Star, que reconhece iniciativas sustentáveis no setor. O famoso guia de restaurantes francês Gaut&Millau também anunciou uma seleção com mais de 110 estabelecimentos da cidade.