Novo negócio da empresária que fundou o Botanique Hotel tem como objetivo traduzir pensadores e criadores expoentes da atualidade através de filmes de arte comercializados na plataforma
§ Os primeiros filmes, produzidos pelo premiado filmmaker Noah Hecht ( Festival de Sundance ) traduzem a especialista em Design Holístico, Kimberly Garner em uma coleção intitulada “The Language of Home”. A coleção encapsula tutoriais, além de insights para resignificar o conceito de Morar, segundo a ciência da Neuroplasticidade, tendência em alta na California.
§ A Theodora Home será o canal de comercialização dos fimes da coleção inicial The Language of Home, e oferecerá curadoria de objetos e itens de seu acervo para cada um dos 5 ambientes da casa – Entrada, Living Room, Banheiro, Cozinha e Quarto.
Fernanda Ralston, visionária por trás do premiado Botanique Hotel, está lançando a plataforma I Am Creation, onde são comercializados filmes de arte de até 15 minutos sobre pensadores e criadores contemporâneos, no intuito de compartilhar suas mensagens e vivências nos diferentes campos em que se destacam.
A iniciativa marca a retomada de Fernanda no mercado brasileiro, desde que mudou-se para a California, em 2021, ao vender o hotel. É também uma continuidade de seu trabalho iniciado há mais de 15 anos, focado em apontar tendências de consumo baseadas no luxo com razão de ser, e que influenciaram a criação do Botanique, em 2012.
A primeira edição de filmes da plataforma I Am Creation, intitulada “The Language of Home”, foca no conceito do “Morar”, com cinco vídeos de arte e uma introdução explicativa, nos quais a especialista Kimberly Garner explora como os objetos e os espaços onde vivemos podem influenciar na maneira como nos percebemos e percebemos o mundo ao nosso redor – fato, aliás, objeto de pesquisas científicas recentes junto à universidades da California, que vão muito além das crenças de Feng Shui do passado, segundo Ralston.
5 peças que representam o design holístico, selecionadas por Marcela Caio exclusivamente para “The Language of Home” – expostas no www.theodorahome.com.br a partir de 22 de outubro.
Para os ambientes propostos na coleção The Language of Home, segundo a Neuroplasticidade pregada pela especialista Kimberly Garner, a Theodora Home é parceira de Fernanda Ralston na escolha de peças que possam refletir o propósito pensado para cada um dos 5 espaços da casa . Foram escolhidos designers de longa data de Marcela Caio que pudessem inspirar o que cada um desses ambientes pode provocar através do subconsciente, em nossos sentidos, e consequentemente , trazer insights e transformação.
A entrada da casa, segundo estudos de Garner, representa tudo que queremos trazer para a nossa vida e o que queremos deixar “entrar” em nosso mundo. Na curadoria de Marcela Caio para este ambiente foi escolhida uma escultura ilustrada pela artista Suka Braga – uma bela peça em latão dourado, da qual emanam longos fios de seda tibetanos da artista Nau Iuasa . Alem do senso estético, a peça evoca o equilibrio que se busca entre o mundo interno e externo – ou seja, “como eu entro nesse mundo, como eu saio dele”. Os fios tibetanos, por sua vez, representam o fluxo da vida, do movimento da água e de rio, em alusão aos nossos próprios caminhos.
O banheiro, pensado como espaço de auto-cuidado, do olhar pra si, do momento de intimidade em que nos vemos como somos, levou à criação de uma peça desenvolvida por Nara Ota – um espelho redondo, com base de quartzo natural bruto, com o verso mostrando céu e nuvens com a frase “Note to Self” .
O Living, segundo o design holístico, é o espaço mais convidativo da casa, onde convivemos com amigos e familia. O ambiente influencia nosso humor e nos lembra de que somos seres sociáveis, impossíveis de viverem sozinhos. Portanto, dois pares de vasos de Nicoli Toldi foram escolhidos por Marcela Caio para representar essa parte da casa. Toldi reproduz as formas da natureza, e suas obras estão em vários ambientes do Botanique Hotel, empreendimento premiado internacionalmente e criado por Fernanda Ralston há 12 anos.
Longa parceira de Marcela Caio, na Theodora Home , Toldi traz na parte externa deste par de vasos detalhes similares às rendas do Pataxo, Alagoas, onde Ralston manteve um casarão da familia na praia homônima, em Maceió, por muitos anos, mas que foi vendido quando ela se mudou para a Califórnia. Hoje é um hotel boutique de luxo, a Casa Brasileira.
Na cozinha, foram escolhidas peças de argila, feitas no torno a mão, pinceladas com dourado. Segundo o design holístico, a cozinha é fogo, é quem nutre o coração da casa, sendo ligada à prosperidade e abundância, sugeridas pelo “ouro” nos detalhes.
Para o quarto, foi pensado um bowl de celemita com a pedra em peça inteira, para a mesa de cabeceira. Na teoria de Garner, nossas relações, emoções, e o senso de segurança, de descanso, renovação e equilíbrio estão concentradas nesse espaço. O cristal é conhecido por ajudar na ansiedade, como facilitador do sono. Na proposta, é que seja a primeira peça que vemos ao acordar e antes de deitar.
Os filmes de “The Language of Home”
Os filmes foram produzidos por Noah Freeman Hecht, Cineasta de Encinitas, recentemente reconhecido no Santa Barbara International Film Festival. Seu foco em temas como família e identidade lhe rendeu prêmios importantes, como o Sundance Ignite X YoungArts Fellowship Award.
“O approach de The Language of Home é atual é baseia-se em pesquisas científicas. Não tem nada a ver com espiritualidade ou misticismo comumente associados à Califórnia. Com estes filmes, estamos aproximando uma pesquisa de ponta, da vida cotidiana, e levando o conhecimento de uma sumidade em Design Holístico como Kimberly Gardner, com o intuito de provocar pessoas a criarem espaços em suas casas que realmente apoiem sua saúde mental e física, sua transformação e evolução no mundo”, comenta Fernanda Ralston.
Para difundir esta primeira coleção no Brasil, Ralston escolheu como parceira a Theodora Home, de Marcela Caio. O ecommerce será responsável pela promoção e comercialização dos filmes, além da curadoria de ambientes na qual utilizará peças de seu acervo.
Os laços entre Fernanda Ralston e Marcela Caio são antigos. A relação começou quando Fernanda estava à frente do Botanique Hotel, escolhendo peças exclusivas da Theodora Home para compor os ambientes da propriedade, criando uma experiência autêntica e sofisticada que refletia a essência do design brasileiro. Essa parceria natural evoluiu para a escolha da Theodora Home, como hub de divulgação e comercializaçao da série “The Language of Home”, que promete revolucionar a forma como interagimos com nossos espaços de convivência, fundamentando-se nos princípios de epigenética e neuroplasticidade.
Enquanto Fernanda lidera o desenvolvimento da série de filmes de I am Creation com premiados filmakers de Los Angeles, Marcela Caio atua como o elo no Brasil para promover a coleção inicial, centrada no conceito do morar. “Finalmente consegui encontrar alguem que compartilhasse comigo de algo que intuitivamente já havia pensado em desenvolver aqui na Theodora Home, usando a ciência da “Neuroplasticity” nas nossas escolhas e propostas”, comenta Marcela Caio sobre sua associação com Fernanda Ralston.