Durante a temporada de festas, os turistas podem explorar os mercados de Natal, conhecer a cultura local e aproveitar o clima tranquilo da maior e mais autêntica região de Portugal
O fim de ano está chegando e com ele o momento ideal para descansar e recuperar as energias para 2025. Essa também é a temporada perfeita para viajar e conhecer novas culturas. O Alentejo, maior e mais autêntica região de Portugal, é um excelente destino europeu para famílias que querem desacelerar e conhecer de perto as tradições natalinas do Velho Continente.
Assim como em várias partes da Europa, o Alentejo possui diversos mercados de Natal, que são uma ótima forma de vivenciar a magia das festas. A cidade histórica de Évora, considerada o coração do Alentejo, conta com um mercado de Natal encantador, com artesanato local, comidas típicas e muita animação para crianças.
Já na cidade de Beja, distante 1h de Évora, o mercado de Natal oferece produtos regionais, como queijos, vinhos e artesanato, além de atividades culturais e musicais. Os mercados de Natal do Alentejo contam com programação variada, incluindo concertos, workshops e outras atividades.
Além disso, o Alentejo conta com tradições específicas para a temporada, como a encenação do Auto de Natal em Beja. As apresentações acontecem desde o Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). O presépio vivo retrata toda a história do nascimento de Cristo em versos.
Outra tradição alentejana está ligada ao artesanato, com os bonecos de barro de Estremoz, que dão vida a um dos presépios mais conhecidos do país, exposto na cidade. Os artistas criam as peças em um estilo próprio e alegre, com o uso de cores vibrantes e personagens variados.
Já na cidade de Elvas, os cânticos natalinos são acompanhados pelo curioso som da ronca, tradicional instrumento musical semelhante à cuíca, elaborado com um pote de barro coberto com pele de cabra ou carneiro em um dos bocais e perfurado ao meio por uma vara de madeira.
Além das tradições natalinas, outra forma de curtir as férias de fim de ano no Alentejo é visitando os castelos da região. Existem cerca de 30 castelos, muitos dos quais bem preservados e abertos ao público. Esses castelos variam em tamanho e estilo arquitetônico, refletindo diferentes períodos históricos, desde a época romana até o período medieval. Entre os mais famosos estão o Castelo de Portel, Castelo de Monsaraz, Castelo de Beja, Castelo de Estremoz, Castelo de Marvão, Castelo de Elvas e Castelo de Arraiolos.
Enoturismo
Durante uma viagem ao Alentejo não irão faltar motivos para brindar e celebrar a vida. O destino, inclusive, é famoso pelo enoturismo e conhecido pelos rótulos de altíssima qualidade. Vale incluir no roteiro uma visita às vinícolas da região, passeios pelas rotas dos vinhos e degustação da gastronomia local, sempre harmonizada com um bom vinho. Algumas vinícolas também oferecem hospedagem, permitindo que os turistas desfrutem da tranquilidade do campo e da beleza das vinhas, além de atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de bicicleta.
Sobre o Alentejo
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística do Alentejo, efetuada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, conta com o apoio dos fundos comunitários através do Alentejo 2030, do Portugal 2030 e da União Europeia. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.