Explore Espécies Endêmicas de Seychelles

Além de praias com belezas únicas, Seychelles também abriga espécies de fauna e flora que só podem ser encontradas neste arquipélago isolado no Oceano Índico

Algumas delas já ganharam popularidade, como a semente do coco de mer que é estampada no passaporte dos turistas que chegam ao país. Outras, como um papagaio preto e um morcego conhecido como “raposa voadora”, seguem como jóias escondidas, conhecidas apenas por estudiosos da área.

5 espécies que só podem ser encontradas em Seychelles

  1. Rã de Seychelles (Sooglossus sechellensis)
    Pense em uma rã minúscula, que pode ser menor do que uma moeda de 1 centavo?! Os machos da espécie sooglossus sechellensis medem apenas cerca de 15 milímetros, enquanto as fêmeas, um pouco maiores, chegam a medir até 25 milímetros.

Uma curiosidade encantadora dessa rã é que a fêmea coloca os ovos em ninhos no solo da floresta, e ambos os pais cuidam deles até a eclosão. Quando os filhotes nascem, eles sobem nas costas dos pais, que continuam a protegê-los até que estejam aptos a se alimentar e se desenvolver adequadamente.

Infelizmente, essa espécie se encontra ameaçada devido à perda de habitat e à introdução de espécies invasoras.

Onde encontrar: ilhas Mahé, Silhouette e Praslin

  1. Coco de Mer (Lodoicea maldivica)
    Talvez você já tenha visto uma foto de sua semente, conhecida por ser a maior do mundo. Com um formato peculiar, similar às nádegas humanas, este “coco” pode chegar a pesar 20 quilos.

O coco de mer é uma das seis palmeiras endêmicas de Seychelles. Cada palmeira atinge sua maturidade entre 15 e 50 anos de idade. Seu tempo de vida ainda é um mistério, mas estima-se que seja de mais de 200 anos.

Sua germinação leva anos, e seu fruto demora décadas para amadurecer, tornando sua existência extremamente vulnerável.

Onde encontrar: nas ilhas de Praslin (principalmente na Reserva Natural Vallée de Mai) e Curieuse.

  1. Papagaio preto de Seychelles (Coracopsis barklyi)
    Ave símbolo nacional, sua existência está interligada com a do coco de mer. Além de polinizar, este raro papagaio preto faz seus ninhos nessas palmeiras.

Um fato curioso é que ele não é realmente preto, suas penas têm cor marrom-acinzentada.

Estima-se que restam menos de 1800 aves desta espécie, que atualmente é protegida por lei. Campanhas de conscientização destacando sua importância fazem parte do seu programa de preservação.

Onde encontrar: na Reserva Natural Vallée de Mai, na ilha de Praslin.

  1. Raposa voadora de Seychelles (Pteropus Seychellensis)

Entre as quatro espécies de morcegos endêmicos de Seychelles está o pteropus seychellensis, conhecido como raposa voadora devido à sua pelagem alaranjada.

Pesando até 600 gramas e com uma envergadura de até 1,5 metro, ele garante o entretenimento com suas acrobacias aéreas ao anoitecer.

Sua dieta composta por frutas, flores e néctar faz com que este morcego polinize e disperse sementes pelo território, contribuindo na regeneração da flora nativa.

Onde encontrar: Você pode avistar a “raposa voadora” nas ilhas Cousin, Silhouette e Praslin durante todo o ano, mas principalmente entre os meses de novembro a fevereiro.

  1. Árvore de água-viva (Medusagyne oppositifolia)

Com sementes semelhantes às águas-vivas, esta árvore é tão rara que já foi considerada extinta no passado, até que na década de 70 foram encontradas algumas unidades.

Ela cresce entre as rachaduras das pedras graníticas em Mahé, possui um tronco fino de até 10 metros de altura, folhas longas com pontas arredondadas que medem até 8 cm, e pequenas flores brancas.

As baixas taxas de germinação e restrição de solo apropriado mantêm a medusagyne oppositifolia em risco crítico de extinção.

Onde encontrar: ilha de Mahé.

Estes exemplos destacam a importância das Ilhas Seychelles como um refúgio de biodiversidade, e fazem deste um destino repleto de experiências exclusivas.

Foto de Escape Magazine
Escape Magazine