Pesquisar
Close this search box.

MATÉRIA ESPECIAL QUÊNIA: Conheça Segera, lodge da Wilderness Safaris

Quênia, onde o conceito de Safari começou

A história do Quênia é rica em contos oriundos de diversas culturas, exploradores, comerciantes e fazendeiros que em algum momento deixaram suas marcas no país. Hoje, a população do Quênia se aproxima a 40 milhões  de pessoas e o pais é lar de mais de 40 culturas indígenas. Ao mesmo tempo que o inglês e Swahili são os dois idiomas oficiais, existem 40 outros idiomas locais utilizados entre as tribos e comunidades.

A capital do Quênia, Nairobi, é a maior cidade no país e se tornou a mais cosmopolita. Situada na linha do equador na África Oeste e fazendo fronteira com a Somália, Etiópia, Sudão, Uganda e Tanzânia, Quênia foi nomeada a partir do Monte Quênia, a segunda montanha mais alta da África, visualmente deslumbrante com neve nos picos e uma grande diversidade de vida selvagem incluindo búfalos, leopardos e elefantes.

Segera, um santuário

Segera está localizado no coração da planície de Laikipia, que fica entre o glorioso Monte Quênia e o Grande Vale do Rift. Um ambiente mágico e incrivelmente diversificado,  composto por florestas, pastagens e leitos de rios que atraem rebanhos de elefantes, búfalos, girafas, javalis e muitas outras espécies nativas durante o ano todo. A preservação da biodiversidade da região é o pilar essencial dos esforços de conservação no Quênia.

No Segera, o principal compromisso é a conservação das paisagens e seus recursos. Situado em 20.000 hectares de área preservada, Segera Retreat é um santuário de vida selvagem que oferece uma experiência única combinando luxo, beleza natural e enriquecimento pessoal de forma consciente e sustentável. O estilo de vida em Segera, focado em conservação, comunidade, cultura e comércio, os 4Cs, é cuidadosamente desenhado para inspirar a alma de cada viajante assim como seus sentidos, ao mesmo tempo que promove práticas que impactam o ambiente e a comunidade de maneira positiva.

Um novo começo 

A região de Laikipia foi conhecida durante anos como lugar ideal para caça de animais. Em 2015, quando Jochen Zeitz comprou a propriedade de Segera, o lugar era frequentado por caçadores ilegais, o solo estava em erosão e a região estava sofrendo para preservar as comunidades e vida selvagem. Determinado em restaurar e proteger a fauna e flora de Segera, Zeitz virou sua atenção para conservar a beleza da região, engajando a comunidade local e preservando o legado cultural das terras indígenas. Desde então, conservação holística e iniciativas da comunidade foram introduzidas com sucesso, como centros educacionais, programas de água limpa e instalações de energia solar. Com a biodiversidade de Segera agora preservada, espécies em perigo e mamíferos migratórios acharam refúgio em Segera novamente. Em 2009 Jochen Zeitz estabeleceu a Fundação Zeitz com seu centro em Segera, para garantir que a terra continuará protegida. Segera Retreat abriu suas portas para o público em março de 2013 para compartilhar com o mundo sua história de preservação, proteção de animais, suporte à comunidade e instalações de luxo sustentáveis. 

Zeitz Foundation

“ Eu realmente acredito que cada um de nós deveríamos fazer nossas contribuições positivas, pequenas ou grandes, para melhorar o jeito que vivemos, pensamos e agimos, e reconheçamos a interconectividade de todas as coisas, colaborando com os outros. Então o mundo mudaria para o melhor, sem dúvidas.” Jochen Zeitz.

A Fundação Zeitz para Segurança da Ecosfera Intercultural ® é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é manter, melhorar e promover a integridade dos ecossistemas através de práticas efetivas e sustentáveis guiadas pela filosofia dos 4Cs, beneficiando a natureza e a humanidade. Em 2009, a Fundação Zeitz lançou a Long Run Initiative como conduto para melhores práticas e compartilhamento de conhecimento através de uma rede global de destinos sustentáveis baseados no eco-turismo. De forma coletiva, membros da Long Run Alliance promovem e desenvolvem um padrão reconhecido de ações sustentáveis pelo mundo. O Certificado Ecosfera Global é padrão e indica reconhecimento global por liderança e responsabilidade coletiva por sustentar nosso planeta. A visita de cada um à alguma Long Run Destination possui impacto positivo na região inteira, ajudando comunidades e preservando a natureza.

A Fundação Zeitz e a Long Run Initiative trabalham para provar que sustentabilidade em áreas privadas é viável e possui melhora a longo prazo.

Wildlife

Segera é o santuário central de vida selvagem. Serve como corredor para migração de elefantes e mais diversas espécies. A localização de Segera em mais de 20.000 hectares no coração de Laikipia, garante sua importância no equilíbrio do ecossistema Ewaso como um todo, formando uma parte vital para refugiar espécies em extinção e perigo.

O oásis

Com o Monte Quênia como vista e paisagens espetaculares no Laikipia Plateau, Segera Retreat é um extraordinário oásis de beleza. O lodge apresenta vilas privadas cercadas por natureza intocada, um vasto e variado jardim botânico com plantas nativas e um jardim com obras de arte.

Segera oferece privacidade em acomodações encantadoras. São seis vilas de sapê construídas em palafitas de madeira oferecendo uma vista para a savana africana. Cada vila possui seu deck privativo com redes para banhos de sol e para relaxar a noite. Uma jacuzzi externa oferece tranquilidade e privacidade junto à natureza. Cada vila é decorada de forma única com obras de arte de artistas africanos.

SEGERA_DavidCrookes_13-7716

Segera_DavidCrookes_13-8800

Segera_DavidCrookes_13-8804

Segera_DavidCrookes_13-9020

Segera_DavidCrookes_13-9105

Segera_DavidCrookes_13-9116

Segera_DavidCrookes_13-9158

Segera photographed by David Crookes 2013

Segera photographed by David Crookes 2013

Segera photographed by David Crookes 2013

Segera photographed by David Crookes 2013

Segera photographed by David Crookes 2013

Segera photographed by David Crookes 2013

Segera_DavidCrookes_13-0061

Segera_DavidCrookes_13-6333

Segera_DavidCrookes_13-6448

Segera_DavidCrookes_13-7915

Segera_DavidCrookes_13-8014

Segera_DavidCrookes_13-8034

Para saber mais, acesse www.segera.com, e www.theglobalnomads.com.br.

Escape Magazine
Escape Magazine