Emirates opera voo de demonstração com combustível de aviação 100% sustentável

Primeiro voo de demonstração da Emirates no Oriente Médio e Norte da África com 100% SAF em um dos dois motores

A Emirates realizou seu primeiro voo de demonstração com uma aeronave Boeing 777-300ER, usando combustível de aviação 100% sustentável (100% SAF) em um de seus motores. O voo decolou do aeroporto internacional de Dubai (DXB) e foi comandado pelo Capitão Fali Vajifdar e Capitão Khalid Nasser Akram, sobrevoando a costa de Dubai por mais de uma hora.

O voo de demonstração com SAF tem um significado especial, pois os Emirados Árabes Unidos declararam 2023 o “Ano da Sustentabilidade” para reforçar o seu compromisso com a busca por soluções inovadoras para desafios como energia, mudança climática e outras questões relacionadas à sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos do setor para permitir voos com 100% SAF e ajudar a promover os objetivos de sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos.

O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Oriente Médio e Norte da África com 100% SAF, apoia o trabalho mais amplo de redução das emissões de CO2 do ciclo de vida, enquanto o setor busca aumentar o uso de SAF. Os voos também ajudarão a ajustar futuras demonstrações de SAF e apoiarão a certificação futura, com a aprovação de 100% SAF drop-in para aeronaves. Atualmente, o SAF é aprovado para uso em todas as aeronaves, mas apenas com misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

A Emirates trabalha com as empresas parceiras GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent para adquirir e desenvolver uma mistura de SAF que reproduza as propriedades do combustível de aviação convencional. Em cada mistura, foram realizadas várias medições de propriedades físicas e químicas do combustível. Depois de vários testes em laboratório e testes rigorosos, eles chegaram a uma proporção de mistura que refletia as qualidades do combustível de aviação. Dezoito toneladas de SAF foram misturadas, compostas por HEFA-SPK fornecido pela Neste (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados e querosene parafínico sintético) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidrodesoxigenado). O 100% SAF foi usado em um motor GE90, e o combustível de aviaçao convencional abasteceu o outro.

O voo de teste comprovou ainda mais a compatibilidade do SAF especialmente misturado como uma fonte de combustível segura e confiável. O resultado promissor dessa iniciativa também aumenta o corpo de dados e pesquisas do setor sobre misturas de SAF em proporções maiores, abrindo caminho para a padronização e futura aprovação de 100% SAF drop-in como substituto do combustível de aviação, bem acima do limite atual de 50% na mistura.

Adel Al Redha, diretor de operações da Emirates, disse: “Este voo é um momento marcante para a Emirates e um passo positivo para o nosso setor, pois trabalhamos coletivamente para enfrentar um dos nossos maiores desafios: reduzir nossa pegada de carbono. Foi uma longa jornada até finalmente vermos este voo de demonstração decolar com 100% SAF. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar uma aeronave Boeing 777 com motor GE 100% SAF. Essas iniciativas contribuem significativamente para o conhecimento do setor sobre SAF e fornecem dados para demonstrar o uso de misturas com níveis maiores de SAF para futuras aprovações regulatórias. Esperamos que voos de demonstração marcantes como este ajudem a abrir as portas para ampliar a cadeia de suprimentos SAF e torná-la mais disponível e acessível em todas as regiões e, o mais importante, com adoção mais ampla do setor no futuro.”

“Meus parabéns à Emirates por esta conquista. O SAF é fundamental para ajudar o setor da aviação a atingir sua meta de zero emissão líquida até 2050; e colaborações como esta para testar 100% SAF globalmente nos ajudarão a nos aproximar dessa meta”, disse Aziz Koleilat, vice-presidente de vendas globais e marketing do Oriente Médio da GE Aerospace.

“A Boeing parabeniza a Emirates por seus testes de voo bem-sucedidos usando combustível de aviação sustentável (SAF)”, disse Omar Arekat, vice-presidente de vendas comerciais e marketing do Oriente Médio da The Boeing Company. “O SAF desempenhará um papel crítico no compromisso da indústria da aviação de atingir zero emissão líquida até 2050, exigindo uma forte colaboração do setor. Ficamos orgulhosos de trabalhar em parceria com a Emirates nesses testes e esperamos continuar trabalhando com nossos parceiros para permitir o uso abrangente de SAF em todo o mundo.”

“Estamos animados com a aplicação da nossa tecnologia em uma demonstração tão marcante. A unidade auxiliar de energia 331-500 ou APU faz parte do sistema da aeronave Boeing 777. A APU fornece partida do motor principal, controle ambiental e alimenta o sistema de backup de emergência da aeronave no solo e durante o voo. Ela usa o mesmo combustível que os principais motores de propulsão. Atualmente, a APU é certificada para operar com apenas 50% SAF; portanto, esta demonstração é um grande primeiro passo para comprovar a funcionalidade e a capacidade completas da APU ao operar com 100% SAF”, disse Mosab Alkubaisy, diretor de companhias aéreas da Honeywell Aerospace Middle East.

Jonathan Wood, vice-presidente na região EMEA de aviação renovável da Neste, disse: “A Neste trabalhando em estreita colaboração com parceiros para acelerar a disponibilidade e o uso do SAF, que desempenha um papel fundamental na redução das emissões das viagens aéreas. Para alavancar totalmente seu potencial de descarbonização, precisamos permitir o uso de 100% SAF. Voos de teste como este da Emirates são um passo importante para a certificação de 100% SAF. Também mostra a importância da cooperação para atingir as metas de redução de emissões e a Neste está empenhada em fazer a sua parte para garantir que Dubai e os Emirados Árabes Unidos continuem líderes em sustentabilidade e reduções de emissões no setor de aviação, enquanto aumentamos a nossa capacidade de produção de SAF para 1,5 milhão de toneladas por ano até o final deste ano. Estamos ansiosos para aumentar o fornecimento de SAF para Dubai”.

“A tecnologia da Virent converte açúcares vegetais amplamente disponíveis em compostos que possibilitam o combustível de aviação 100% sustentável, sem a necessidade de misturar com combustível de aviação tradicional”, disse Dave Kettner, presidente e conselheiro geral da Virent, Inc. “Com a nossa empresa controladora Marathon Petroleum Corporation, temos o compromisso de atender às necessidades atuais de energia enquanto investimos em um futuro com diversidade energética. O voo de hoje é um grande exemplo desse compromisso. Estamos entusiasmados com esta oportunidade de trabalhar com nossos colegas visionários da Emirates, GE Aerospace, Boeing, Honeywell e Neste, pois mostramos que podemos alimentar a aviação sustentável sem modificar os modernos motores das companhias aéreas ou a infraestrutura que atende ao setor aéreo.”

Sua Excelência Saif Humaid Al Falasi, CEO do Grupo ENOC, elogiou a conquista, pois coincide com 2023, o “Ano da Sustentabilidade”, anunciado pelo Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Alteza o Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Também representa um passo importante na redução das emissões de dióxido de carbono para alcançar a neutralidade climática.

Sua Excelência acrescentou: “No Grupo ENOC, priorizamos o trabalho com a colaboração dos nossos parceiros estratégicos para implementar um roteiro nacional para o combustível de aviação sustentável. Esse plano não visa apenas acelerar a descarbonização do setor de aviação, mas também contribuir para atingir as metas dos Emirados Árabes Unidos de neutralidade climática, aumentar a eficiência e a conservação de combustível, além de posicionar os Emirados Árabes Unidos como um centro regional para combustível de aviação sustentável. Desempenhando um papel ativo no fornecimento de combustível de aviação aos aeroportos de Dubai, o Grupo ENOC participa dessa conquista ao garantir as misturas de combustível de aviação sustentável, o que ajudará a garantir esse tipo de combustível nos Emirados Árabes Unidos no futuro.”

A Emirates apoia iniciativas que ajudam a minimizar suas emissões de CO2. A companhia aérea já fez grandes avanços em eficiência e conservação de combustível, além de avanços operacionais em suas atividades. A companhia aérea também apoia o compromisso coletivo da IATA de atingir zero emissão líquida até 2050 e explora oportunidades para aumentar a eficiência energética do combustível e uso de SAF, combustíveis de aviação com menor pegada de carbono (LCAF) e energia renovável.

A companhia aérea já administra um programa abrangente de eficiência de combustível que investiga e implementa ativamente maneiras de reduzir a queima e as emissões desnecessárias de combustível, sempre que operacionalmente viável. Algumas das iniciativas mais importantes do programa incluem a operação de “pistas flexíveis”, ou rotas flexíveis, uma parceria com provedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais eficiente para cada voo. Esses trabalhos estão em andamento desde 2003, e a Emirates tem trabalhado com a IATA para estender esse sistema de rotas em todo o mundo como um procedimento operacional padrão sempre que possível.

O primeiro voo da Emirates com SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017, que decolou do aeroporto O’Hare em Chicago usando uma aeronave Boeing 777. A companhia aérea recebeu sua primeira aeronave A380 com motor SAF em 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo naquele mesmo ano.

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