Em menu primavera-verão, o restaurante Blaise, do Rosewood São Paulo, explora novas técnicas com ingredientes de produtores locais

Renovação faz parte do compromisso de valorizar o tempo da terra e ingredientes sazonais. Novidades estão tanto na seção à la carte como também em um menu experiência de sete passos, que podem ser harmonizados com vinhos exclusivos

Mantendo o compromisso de valorizar o tempo da terra, os ciclos naturais e o saber de quem cultiva, pesca ou transforma cada ingrediente, o restaurante Blaise, localizado no térreo do Rosewood São Paulo e único restaurante brasileiro com pontuação máxima na certificação Food Made Good, apresenta novo menu primavera-verão. Com o conceito farm to table, a brasserie contemporânea une técnica francesa a ingredientes brasileiros sazonais, adquiridos diretamente de produtores e fornecedores engajados em práticas sustentáveis.

Para a temporada, o chef Fernando Bouzan, responsável pelo Blaise, e Rachel Codreanschi, chef-executiva do Rosewood São Paulo, buscaram exaltar os ingredientes produzidos no estado de São Paulo.

“Nós queremos cada vez mais valorizar o que temos de melhor na nossa região. Nossos legumes são fornecidos por produtores agroecológicos, os peixes vêm da pesca artesanal e responsável do litoral norte paulista e as carnes são de fazendas certificadas no interior do estado.”

Fernando Bouzan, Chef responsável pelo Blaise, Rosewood São Paulo
“Para nós é muito importante estar com parceiros que prezam pela sustentabilidade e que respeitam o tempo de cultivo de cada espécie.”

Rachel Codreanschi, Chef-Executiva, Rosewood São Paulo
Além disso, o Blaise está internalizando a produção de fermentados, curados e defumados, reduzindo ainda mais a cadeia de suprimentos e os intermediadores entre o produtor e o consumidor final.

“O Blaise é um restaurante farm to table e é muito legal poder apresentar produtores e fornecedores locais para nossos clientes. Os ingredientes que eles consomem aqui podem ser adquiridos diretamente com nossos parceiros. Nós não queremos apenas oferecer experiências excepcionais, queremos também incentivar um consumo local mais sustentável e responsável.”

Lou Ana Garcia, gerente de impacto e sustentabilidade, Rosewood São Paulo
Entre as novidades do menu à la carte, destaca-se o cotechino artesanal, produzido no próprio hotel pelo mestre charcuteiro Dedê, acompanhado por vinagrete de feijão manteiguinha, mostarda fermentada e folhas amargas. De principal, o arroz de cordeiro com picles de maxixe, tomate assado, pimenta fermentada e coentro; também o filé mignon com espinafre, cenoura, cogumelo enoki, aioli e molho mostarda.

Já o menu experiência agora conta com sete pratos. Pensado para surpreender os paladares, o jantar inicia com um crudo de peixe com castanha de caju, lírio do brejo, limão, capuchinha e shiokara (iguaria tradicional da culinária japonesa, com vísceras de peixes ou de frutos do mar fermentadas e salgadas); seguido de um tartar de Wagyu brasileiro com iogurte, castanha de baru, chips de batata e bottarga defumada do projeto A.mar. Em seguida, lula salteada com cogumelos, polenta, ‘nduja’ artesanal, emulsão de peixe defumado e erva-doce. De principais, peixe grelhado acompanhado de couve-flor, acelga, cogumelo eryngui e molho vermouth; mais bocheca de porco com pupunha, cebola caramelizada, chutney de cebola e jus de porco com tucupi. Para encerrar, a chef pâtissière Saiko Izawa criou uma tartelette de queijo azul com mel de abelha nativa e a sobremesa Mate, que leva sorvete de chimarrão, bolo de chá mate, tuilles de chocolate com mate torrado e chocolate caramelizado.

O novo cardápio entra em vigor a partir de 29 de setembro, com destaque para o Menu Experiência, um percurso em sete etapas que propõe uma imersão sensorial da estação primavera-verão. A experiência inclui também opções vegetarianas e veganas e podem ser harmonizadas com vinhos selecionados por Julia Rezende Derado, wine director do Rosewood São Paulo.

Sobre o Food Made Good
Reconhecida pela Sustainable Restaurant Association, as três estrelas na certificação Food Made Good faz do Blaise o único restaurante a obter a mais alta pontuação no Brasil. O selo, referência global em sustentabilidade no setor de hospitalidade, avalia práticas que envolvem origem e rastreabilidade dos insumos, bem-estar da equipe, gestão de resíduos, diversidade na alimentação e ações junto à comunidade.

A proposta do restaurante, agora incorporada aos princípios de um Impact Venture, está ancorada em quatro pilares: sourcing, com rastreabilidade e uso exclusivo de ingredientes locais; autenticidade, com técnicas que valorizam ingredientes ancestrais e narrativas brasileiras; comunidade, promovendo trocas entre produtores, hóspedes e equipe; e circularidade, com processos criativos voltados à redução de impacto, como a cessão de caixas reaproveitáveis aos produtores parceiros para a entrega de insumos e a exclusão de  plásticos de único uso em toda a propriedade, além do aproveitamento integral dos alimentos.

Como parte dessa estrutura de circularidade, o Blaise também estabeleceu uma parceria com a Realixo, responsável pela compostagem de todo o resíduo orgânico gerado pelo restaurante. A iniciativa foi apresentada e é acompanhada por Ana Rita Cohen, CEO e fundadora da Sustainable Kitchens, referência no setor de sustentabilidade aplicada à hospitalidade e autora do livro “Sustentabilidade para Restaurantes: Do Solo ao Prato”. Ana Rita também tem atuado na conscientização das equipes e na articulação com uma rede de produtores regionais que compartilham dos mesmos valores.

Informações do Restaurante
Blaise
Segunda a quinta: 19h às 23h30
Sexta e sábado:  19h às 00h
Telefone: 11 3797-0500 
Email: saopaulo.restaurantes@rosewoodhotels.com
Site: https://www.sevenrooms.com/reservations/rwspblaise

Sobre Rosewood São Paulo
Centralmente localizado no coração de São Paulo, perto da Avenida Paulista, o Rosewood São Paulo é um oásis metropolitano situado no enclave histórico da Cidade Matarazzo, um complexo de edifícios elegantemente preservados do início do século 20 que foram cuidadosamente transformados em residências particulares, lojas sofisticadas e locais de entretenimento. Ancorando este centro de estilo de vida de uso misto de 30.000 metros quadrados, o Rosewood São Paulo ocupa o antigo hospital histórico Matarazzo Maternidade, bem como uma impressionante torre de jardim vertical projetada pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker Jean Nouvel. Rosewood São Paulo engloba uma coleção de arte imersiva com 450 obras por 57 artistas brasileiros. Com 181 quartos e suítes e 100 suítes privativas Rosewood disponíveis para compra, o design de interiores do Rosewood São Paulo, liderado pelo diretor artístico Philippe Starck, apresenta uma fusão sofisticada do antigo e do novo por meio de elementos e efeitos inspirados, como ricas madeiras brasileiras, paredes de jardins exuberantes, e móveis finos. Em conjunto com as acomodações, as extensas comodidades do Rosewood São Paulo incluem seis restaurantes e bares e duas piscinas.

Sobre Rosewood
A Rosewood é uma coleção global em constante transformação, reunindo hotéis, resorts e residências nascidos da descoberta de lugares extraordinários. Presente em 42 destinos únicos, cada propriedade celebra a cultura e a comunidade que a inspiram, mantendo viva a ideia de que a hospitalidade é uma troca que revigora a todos. Cada detalhe é pensado para revelar a essência do lugar e criar momentos genuínos de descoberta e conexão. As Rosewood Residences levam esse mesmo espírito adiante, inspirando um estilo de vida em que o pertencimento e a curiosidade tornam cada dia mais rico e significativo.

Descrubra mais em rosewoodhotels.com

Conecte-se conosco Instagram | Facebook

Foto de Escape Magazine
Escape Magazine