Pesquisar
Close this search box.

10 grandiosas experiências na Terra dos Faraós em 10 dias

Por Fernando Muylaert

Terra dos Faraós e seus tesouros

Mais antiga e única maravilha do mundo antigo que restou praticamente intacta, o Egito, continua surpreendendo com seus monumentos já conhecidos e os ainda misteriosos. Escrevo hoje sobre 10 pontos obrigatórios para sua viagem de até 10 dias. Seleção difícil, com tantas opções apaixonantes.

10. Pirâmides de Gizé

Construção que deixa qualquer ser humano de queixo caído, este complexo abriga três pirâmides: a de Quéops, a de seu filho Quéfren e a de seu neto Miquerinos.

Há uma ilusão por imagens de que a de Quéfren é maior, por estar em uma área mais elevada, mas a de Quéops, também chamada de Grande Pirâmide, que é. O tamanho desta impressiona tanto que muitos acreditam não ter sido construída por humanos – e foi – mas por alienígenas. Eu precisaria de uma matéria dedicada apenas à construção das pirâmides para explicar sobre o imenso tamanho dessa.

Para os que não têm claustrofobia, os apertados túneis de Quéops podem ser explorados, porém, salvo o sarcófago do faraó, os tesouros foram roubados.

É possível passear de camelo ao redor das pirâmides. Para negociar valores e não cair em golpes, a dica é pedir para o seu guia intermediar. Uma curiosidade sobre esses famosos mamíferos do destino, é que eles não existiam na época dos egípcios, sendo levados mais tarde por árabes.

9. Khan e Khalili

Também conhecido como Mercado do Cairo, é o lugar ideal para passar no final da viagem, garantindo presentes para você mesmo, parentes e amigos. É necessário pesquisar e pechinchar muito bem dentre as numerosas tendas nas estreitas ruelas para não fazer maus e falsos negócios. Para encontrar lojas e produtos de maior qualidade, conte com seu guia.

8. Pirâmide Escalonada

Apesar de menos bonita, você não pode deixar de ir na primeira pirâmide de todas, também conhecida como Pirâmide de Djoser, faraó este que mudou a história do Egito com sua ousada obra pioneira. Djoser foi o segundo rei da III Dinastia do Egito e estima-se que tenha governado por 19 anos, tempo este que permitiu a construção da mais antiga pirâmide egípcia.

7. Museu Egípcio, no Cairo

Quase todas as descobertas, grandes tesouros e segredos do Antigo Egito e seus faraós são ou já foram guardados neste museu. Sua coleção é composta por um imenso leque de mais de 120.000 antiguidades egípcias, encontradas nas inúmeras escavações feitas até hoje. Há dois museus moderníssimos na capital, mas esse é o verdadeiro patrimônio do país.

6. Vale dos Reis

Localizado na margem Oeste do Rio Nilo, no centro da Necrópole de Tebas, hoje conhecida como Luxor, o vale abriga a tumba dos faraós mais poderosos do Reino Novo do Antigo Egito.

Após os faraós perceberem que as pirâmides não eram discretas e seus tesouros eram roubados, resolveram levar tudo para esse vale. O que não adiantou muito, já que todas as tumbas foram saqueadas, salvo a do famoso e sortudo menino rei faraó Tutankhamon, que lá jaz até hoje. O fato de sua pequena (porém gigante em importância histórica) tumba ter sido encontrada é a causa de ele ser o mais famoso faraó desde então, além de criar o interesse turístico pelo Egito no mundo.


5. Templo de Hatshepsut

A mais importante rainha do Egito, tendo governado por 22 anos e realizado muito mais que Cleópatra e Tutankhamon, Hatshepsut não é conhecida devido a tentativas de apagarem sua história. Mas com obras tão grandiosas dessa valiosa figura da XVIII Dinastia do Egito, não foi possível. 

4. Hurghada e Sharm el-Sheikh

Obra prima da arquitetura local, o lindo litoral merece um verdadeiro mergulho (famosa atividade do destino) e descanso de mais de um dia, se possível no seu roteiro. Tive uma incrível experiência em Paradise Island, nadando entre seus corais e peixes.

3. Cruzeiro pelo Rio Nilo

O Egito só existe graças ao Rio Nilo, que trouxe vida para sua civilização, e por isso seu cruzeiro é obrigatório. Iniciando em Luxor (onde você encontra o mágico e ímpar Templo de Karnak) ou em Aswan, este vai parando nos templos (o meu favorito é o de Philae), apreciando o rio e toda a história de seu povo por três ou quatro noites. Cuidado com a classificação dos cruzeiros e conte com seu agente de viagens para a reserva, por todos se considerarem 5 estrelas, mas não o serem: os Standard são honestos, mas o Luxo Superior é o que garante uma experiência glamurosa.

2. Templo de Karnak

Dedicado ao Deus Amon-Rá, é o maior templo de todo o Egito e abriga muitos outros. Levando séculos para ser construído, de 2.200 a 360 A.C., por muitos faraós, como a Hatshepsut, Seti I, Ramsés II e Ramsés III, cada um deixando sua marca (e muitas vezes escondendo as de seu antecessor). Um dos pontos mais espetaculares do templo é o Grande Salão Hipostilo, com mais de 5 mil metros quadrados e 134 colunas, das quais 12 centrais (hoje inexistentes) mais largas e de 23 metros de altura sustentavam o teto. Em frente ao templo, fica a Avenida das Esfinges, que leva ao Templo de Luxor.


E agora, o meu lugar favorito no Egito.

1. Abu Simbel

O templo mais lindo de todo o Egito, na minha humilde opinião. Composto por dois grandes templos, construídos através de escavações na rocha por Ramsés II – o faraó mais famoso da história, que dizem ter sido criado junto com Moisés – é dedicado ao deus Amon, Ptah, Rá-Horakhty, e auto homenageando o próprio Ramsés II na fachada, além de uma série de salas dedicadas ao próprio e aos membros importantes de sua família no grande templo. Ao lado, o templo de sua esposa favorita, Nefertari.

Originalmente, Abu Simbel ficava localizado mais em baixo, tendo que ser recortado e transferido (sem prejudicar sua originalidade) para um ponto mais alto da montanha devido a construção de uma represa.

O Egito é um destino cheio de surpresas, e por isso, minha dica mais importante é não vir sozinho! Conte, no mínimo, com uma agência legal de viagens e um guia sempre com você.

Sou o Fernando Muylaert, repórter, viajante profissional, ator e comediante.
Espero ter te inspirado!

youtube.com/@muyloco

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine