O hotel Nayara Hangaroa recebe grupos de cientistas e astrônomos – alguns deles, reservaram suas acomodações há 4 anos
Um dos fenômenos mais fascinantes do nosso cosmos, o Eclipse Solar Anular, contribuiu para que a isolada Ilha de Páscoa, no Chile, recebesse centenas de visitantes nestes últimos dias de setembro e início de outubro. Um exemplo é o hotel Nayara Hangaroa, eleito como um dos melhores resorts da América do Sul, segundo a Readers’ Choice Awards de 2023, que está com 100% de ocupação. A maior parte dos hóspedes são entusiastas da astronomia de todo o mundo, além de pesquisadores e cientistas da Nasa, que realizarão conferências sobre o tema nas dependências do hotel. Alguns grupos reservaram suas acomodações há pelo menos quatro anos.
O eclipse será no dia 2 de outubro e poderá ser visto em poucas partes do mundo, como o sul da Argentina e Chile e norte das Ilhas Malvinas. A Ilha de Páscoa é o melhor lugar para assistir ao fenômeno, que terá início a partir das 14 horas (horário local). Para celebrar a chegada do eclipse, o Nayara Hangaroa fará uma cerimônia tradicional Rapa Nui ao meio-dia, chamada Umu. Trata-se de um ritual ancestral de cura, muito conhecido na Polinésia e realizado há séculos pela população da ilha antes e após eventos importantes – estima-se que os primeiros polinésios chegaram à ilha entre 300 e 400 d.c. É uma maneira de trazer boas vibrações, solicitar o apoio de bons espíritos e agradecer.
No Umu, rochas vulcânicas são aquecidas em uma fogueira e sobre elas grandes folhas de bananeira são a base para que alimentos como frango, abacaxi ou batata-doce sejam cozidos por várias horas. Após uma bênção, o alimento será oferecido aos hóspedes para degustação. O evento também terá apresentação de dança Rapa Nui e brinde com bebidas típicas.
Os eclipses solares anulares são fenômenos em que a Lua fica entre a Terra e o Sol, mas não cobre completamente a estrela, deixando um anel de luz solar visível ao seu redor. Ocorre somente quando a Lua está no seu ponto mais distante da Terra.
Sobre o Nayara Hangaroa
Localizado em um local privilegiado na Ilha de Páscoa, na principal orla da cidade com vista para o mar, o hotel está a menos de 1 quilômetro do aeroporto e a poucos minutos do centro da cidade, o que permite ao viajante inserir-se facilmente na comunidade local. Sua concepção arquitetônica é uma homenagem à vila cerimonial de Orongo, cujos vestígios ainda se encontram nas alturas do vulcão Rano Kau. São 75 quartos, todos com decoração inspirada nas rochas vulcânicas da ilha e com terraços privativos. Diariamente, proporciona aos hóspedes passeios para conhecer as gigantescas estátuas de pedra, os Moai, os elementos mais icônicos da cultura Rapa Nui, que está presente também na gastronomia do hotel e nos tratamentos do spa Manavai.