Dubai recebe 9,88 milhões de visitantes internacionais no primeiro semestre de 2025

Crescimento de 6% em relação ao ano anterior reflete o sucesso das parcerias público-privadas, campanhas globais e oferta diversificada de experiências

Entre janeiro e junho deste ano, Dubai recebeu 9,88 milhões de visitantes internacionais, registrando um aumento de 6% em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET). O desempenho positivo reflete o impacto de campanhas globais, eventos de grande porte e a atuação estratégica do DET em mercados prioritários, com apoio de mais de 3 mil parceiros nacionais e internacionais.

Destaques regionais
A Europa Ocidental liderou como principal região emissora, com 2,12 milhões de visitantes (22%), seguida da Europa Central e do Leste Europeu (1,52 milhão – 15%), dos países do Golfo (GCC) com 1,51 milhão (15%) e da região MENA, com 1,12 milhão (11%). O Sul da Ásia contribuiu com 1,44 milhão (15%), enquanto o Nordeste e o Sudeste Asiático somaram 894 mil (9%). As Américas responderam por 689 mil visitantes (7%), a África por 404 mil (4%) e a Australásia por 176 mil (2%).

Turismo fortalecido por comunidade e infraestrutura
Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (Visit Dubai), destacou que “o crescimento do turismo é resultado da força das parcerias público-privadas e do engajamento da comunidade local. A infraestrutura moderna e o ambiente favorável aos negócios contribuem para tornar Dubai um destino cada vez mais acessível e atrativo, tanto para visitantes quanto para moradores.”

Hotelaria em alta
Dubai segue como referência em hospitalidade. A cidade fechou o primeiro semestre com uma média de ocupação hoteleira de 80,6%, acima dos 78,7% no mesmo período de 2024. Os pernoites aumentaram 4%, totalizando 22,24 milhões. A estadia média foi de 3,71 noites por visitante. A diária média (ADR) subiu 5%, chegando a AED 584 (R$877), e o RevPAR (rendimento por quarto disponível) aumentou 7%, de AED 439 (R$659) para AED 471 (R$707). Em junho, o inventário hoteleiro da cidade era de 152.483 quartos em 822 estabelecimentos.

Campanhas de marketing e novas parcerias
O DET lançou campanhas globais de alto impacto no semestre, como “Find Your Story”, com Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi, e “Dubai, Who’s Ready?”, com estrelas sul-coreanas. As ações promoveram o destino de forma personalizada, atraindo novos públicos e consolidando Dubai como um centro cultural e de entretenimento. O DET também firmou parcerias com grandes redes hoteleiras, como Marriott International, Hyatt e Premier Inn, e se prepara para inaugurações de destaque como Mandarin Oriental Downtown, ZUHHA Island e Ciel Dubai Marina, este último projetado para ser o edifício mais alto do mundo com ocupação exclusivamente hoteleira.

Reconhecimento internacional
Dubai foi reconhecida como o primeiro destino certificado para pessoas com autismo na região oriental (Certified Autism Destination™), reafirmando seu compromisso com a inclusão. A cidade também figurou entre os destinos mais recomendados no Travellers’ Choice Awards 2025, da TripAdvisor, e foi considerada a melhor cidade do mundo para mulheres que viajam sozinhas, segundo a InsureMyTrip.

Eventos e turismo de negócios
O Dubai Business Events (DBE) garantiu 249 eventos confirmados para os próximos anos, com expectativa de atrair mais de 127 mil delegados. Segundo a ICCA, a cidade manteve a liderança no Oriente Médio no número de conferências e congressos internacionais realizados.

Gastronomia em evidência
cena gastronômica de Dubai também segue em expansão. Em 2025, dois restaurantes da cidade conquistaram três estrelas MICHELIN: o FZN, do chef sueco Björn Frantzén, e o Trèsind Studio, liderado pelo indiano Himanshu Sainim, primeiro restaurante indiano no mundo a receber três estrelas. Além disso, Dubai emplacou dois nomes na lista The World’s 50 Best Restaurants: Trèsind Studio (27º lugar) e Orfali Bros (37º).

Para saber mais e consultar o relatório de desempenho do turismo completo, acesse: www.dubaidet.gov.ae

Sobre o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET)
O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) atua para posicionar Dubai como um importante centro comercial, polo de investimentos e destino turístico no mundo. Sob esse mandato, o órgão atua em parceria com o Governo em consonância com os objetivos da Agenda Econômica D33, que visa dobrar o tamanho da economia do emirado e consolidar sua posição global na próxima década. O DET lidera esforços para aprimorar a economia diversificada e inovadora baseada em serviços de Dubai e atrair os melhores talentos, oferecer um ambiente de negócios de padrão global e acelerar o crescimento da produtividade. Além disso, o DET está apoiando a visão de Dubai de se tornar a melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo sua proposta de destino diversificada, estilo de vida único e excelente qualidade de vida em geral.

DET é a principal autoridade para o planejamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos setores de negócios e turismo de Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de negócios, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portfólio do DET inclui Dubai Economic Development Corporation (DEDC), Dubai Business Licence Corporation (DBLC), Dubai Corporation for Consumer Protection and Fair Trade (DCCPFT), Dubai SME, Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), Dubai Festivals e Retail Establishment (DFRE) and Dubai College of Tourism (DCT).

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