Dubai histórica: cena cultural revela costumes e tradições dos Emirados Árabes Unidos

Experiências, imersões e exposições desvendam a herança cultural de Dubai convidam o turista a vivenciar o local por meio de sabores, aromas e da própria língua

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é conhecida mundialmente por ser uma metrópole moderna e vibrante, porém, nem sempre foi assim. Fundada como um pequeno vilarejo de pescadores por volta de 1833, a cidade, que hoje investe em tecnologia e inovação, foi por muito tempo um lugar pacato em que todos trabalhavam com a pesca ou com a busca pelas pérolas.

Atualmente, o turismo, que é uma das principais atividades econômicas da cidade, permite ao emirado contar sua história para pessoas de todo o mundo. Além de shoppings, parques temáticos, prédios altíssimos, restaurantes e muitas outras atrações, Dubai tem investido em museus e experiências que contam a história da cidade e de seu povo.

O recém-inaugurado museu Al Shindagha, por exemplo, conta, com orgulho, a história da nação e reverencia suas tradições e costumes. A curadoria inclui vídeos interativos, telas e fotografias que retratam a vida de famílias da região e o desenvolvimento local. Na Perfume House, o visitante pode conhecer e explorar as fragrâncias tradicionais dos Emirados e aprender sobre como os perfumes influenciam, até hoje, a vida em Dubai.

Já no Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding (SMCCU) o objetivo é possibilitar que o turista vivencie experiências tradicionais dos Emirados para fazer uma imersão na cultura local. O centro possui programas disponíveis para o público que incluem refeições tradicionais, tours guiados pela mesquita Al Farooq, aulas de árabe e introdução à cultura islâmica. Do local, também saem, diariamente, tours guiados pela vizinhança histórica de Al Fahidi.

A história do ‘Khanjar’, ou punhal árabe, e sua ligação com a cultura dos Emirados Árabes Unidos é contada no Museu Bayt Al Khanyar, no local também funciona uma loja de café que serve a bebida tradicional árabe em um ambiente acolhedor. O museu está localizado na vizinhança de Al Fahidi e a entrada custa apenas 5 Dirhams, cerca de 7 reais.

Os visitantes também podem mergulhar no modo de vida beduíno em experiências imersivas como a ‘Al Marmoom Bedouin Experience’ que inclui atividades típicas como andar a camelo e a falcoaria. Nos tradicionais souks, na região de Deira, o visitante pode comprar ouro, tecidos, perfumes e especiarias, e até mesmo pechinchar nos preços, experimentando ainda mais o modo de vida local.

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine