Dubai agora tem dois restaurantes com três estrelas Michelin

Björn Frantzén torna-se o primeiro chef a possuir simultaneamente três estrelas Michelin em três restaurantes diferentes

Guia MICHELIN revelou ontem à noite, durante uma cerimônia em Downtown Dubai, a sua quarta edição anual dedicada à cidade, que consagrou os primeiros restaurantes com três estrelas MICHELIN no destino.

Esta edição do Guia MICHELIN Dubai, publicação de prestígio que destaca os melhores talentos e estabelecimentos gastronômicos da cidade, apresenta um total de 119 restaurantes — um aumento de 72,5% em relação à edição inaugural de 2022, que listava 69 locais. Essa expansão, determinada pelos inspetores independentes do guia, reflete o dinamismo e a crescente diversidade da cena culinária de Dubai.

Pela primeira vez desde o lançamento do guia local, dois restaurantes foram agraciados com a mais alta distinção da MICHELIN — três estrelas —,sinalizando um marco na evolução gastronômica da cidade. A categoria reconhece estabelecimentos com uma cozinha excepcional, que “vale uma viagem especial”.

Após conquistar sua primeira estrela MICHELIN em 2022 e a segunda em 2023, o Trèsind Studio, liderado pelo chef Himanshu Saini, torna-se o primeiro restaurante indiano do mundo a obter três estrelas MICHELIN.

Já o chef sueco Björn Frantzén, que comanda os premiados Frantzén (Estocolmo, Suécia) e Zén (Singapura), soma agora uma nova conquista com o restaurante FZN by Björn Frantzén, localizado em Dubai. Com isso, Frantzén se torna o único chef do mundo a manter três estrelas MICHELIN em três restaurantes simultaneamente.

Destaques da seleção MICHELIN Guide Dubai 2025

  • 2 restaurantes com três estrelas MICHELIN (1 promovido, 1 novo)
  • 3 restaurantes com duas estrelas MICHELIN
  • 14 restaurantes com uma estrela MICHELIN (2 novos)
  • 3 restaurantes com Estrela Verde MICHELIN
  • 22 restaurantes Bib Gourmand (5 novos)
  • 78 restaurantes selecionados pela MICHELIN (15 novos)

Com 35 tipos de culinária representados, a seleção reforça o papel de Dubai como um polo de experiências gastronômicas singulares e como motor da economia e do turismo da cidade.

Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (Visit Dubai), afirmou: “A quarta edição do Guia MICHELIN Dubai, com o anúncio dos primeiros restaurantes com três estrelas da cidade, representa um novo marco na consolidação de Dubai como um destino gastronômico global. Assim como as três estrelas representam uma experiência culinária que vale a viagem, a diversidade da cena local faz de Dubai, também, um destino que vale a pena conhecer.”

Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia MICHELIN, declarou: “O sucesso histórico do Trèsind Studio mostra a força e a diversidade da cena gastronômica de Dubai, que reflete as paixões culinárias do mundo todo. Com 119 estabelecimentos recomendados, a cidade se afirma como referência global para os amantes da boa mesa.”

Chef Himanshu Saini, do Trèsind Studio, comentou: “Receber três estrelas MICHELIN é um reconhecimento extraordinário e uma prova da nossa dedicação à narrativa por meio da comida. Dubai é parte essencial da identidade do Trèsind Studio — este restaurante só poderia existir aqui.”

Chef Björn Frantzén, do FZN by Björn Frantzén, acrescentou: “Essa conquista é fruto do trabalho árduo de toda a equipe. Sempre quisemos abrir um restaurante em Dubai, e encontrar o parceiro ideal foi essencial. Somos gratos à equipe do Atlantis Dubai por tornar isso possível.”

Dubai e sua cena gastronômica em expansão
Com milhares de restaurantes — incluindo marcas locais e internacionais —, Dubai consolida-se como uma das capitais gastronômicas do mundo. O relatório Dubai Gastronomy Industry Report 2024 posiciona a cidade como o segundo destino culinário mais importante do planeta, atrás apenas de Paris. Entre janeiro e abril de 2025, Dubai recebeu 7,15 milhões de visitantes internacionais, um crescimento de 7% em comparação ao mesmo período de 2024.

Celebrando 125 anos em 2025, o Guia MICHELIN mantém sua tradição de avaliar restaurantes com anonimato e imparcialidade. Além das clássicas estrelas, o selo Bib Gourmand reconhece experiências acessíveis de alta qualidade e, mais recentemente, a Estrela Verde premia iniciativas sustentáveis.

Lista completa de restaurantes reconhecidos está disponível emhttps://www.visitdubai.com/en/things-to-do/eat-and-drink/michelin

Sobre o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET)
O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) atua para posicionar Dubai como um importante centro comercial, polo de investimentos e destino turístico no mundo. Sob esse mandato, o órgão atua em parceria com o Governo em consonância com os objetivos da Agenda Econômica D33, que visa dobrar o tamanho da economia do emirado e consolidar sua posição global na próxima década. O DET lidera esforços para aprimorar a economia diversificada e inovadora baseada em serviços de Dubai e atrair os melhores talentos, oferecer um ambiente de negócios de padrão global e acelerar o crescimento da produtividade. Além disso, o DET está apoiando a visão de Dubai de se tornar a melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo sua proposta de destino diversificada, estilo de vida único e excelente qualidade de vida em geral.

DET é a principal autoridade para o planejamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos setores de negócios e turismo de Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de negócios, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portfólio do DET inclui Dubai Economic Development Corporation (DEDC), Dubai Business Licence Corporation (DBLC), Dubai Corporation for Consumer Protection and Fair Trade (DCCPFT), Dubai SME, Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), Dubai Festivals e Retail Establishment (DFRE) and Dubai College of Tourism (DCT).

Foto de Escape Magazine
Escape Magazine