Dois aniversários e uma exposição especial: 50 anos de BMW Art Cars e o BMW Série 3 no Museu BMW

O BMW Art Car World Tour 2025 chega a Munique com os lendários BMW Art Cars baseados no Série 3

O Museu da BMW em Munique abre suas portas para uma exposição especial que faz parte do BMW Art Car World Tour internacional para celebrar o 50º aniversário da lendária Coleção BMW Art Car e do icônico BMW Série 3. Foi em Le Mans, em 1975, que o primeiro BMW Art Car – criado por Alexander Calder – encenou sua brilhante estreia. A exposição, que vai até 1º de fevereiro de 2026, terá um trio de Art Cars baseados no BMW Série 3: o BMW M3 GTR de Sandro Chia e os carros BMW M3 (Grupo A) projetados por Michael Jagamara Nelson e Ken Done, respectivamente.

A exposição no Museu BMW – a casa dos BMW Art Cars quando eles não estão em exibição em destinos ao redor do mundo – é uma das atrações do atual BMW Art Car World Tour, o maior projeto de exposição até agora nos 50 anos de história da coleção. O Tour já visitou 12 mercados em cinco continentes e continuará a exibir os lendários BMW Art Cars em inúmeras plataformas de arte e automóveis, e em institutos ao redor do mundo, ao longo do próximo ano. O Museu BMW usará a exposição especial para fornecer insights sobre o brilhantismo artístico e a história da Coleção BMW Art Car, além de convidar os visitantes a explorar a excelência técnica do Série 3 e o poder inovador da marca BMW.

50 anos de prazer ao dirigir: o BMW Série 3
Desde que chegou às estradas pela primeira vez em 1975, o BMW Série 3 tem servido como sinônimo de prazer ao dirigir e um pilar para o sucesso da BMW. Ao longo de cinco décadas, ele reinventou o conceito do sedã esportivo, estabeleceu novos padrões de desempenho e colocou sorrisos nos rostos de milhões de motoristas ao redor do mundo. Da primeira geração inovadora aos modelos inovadores de hoje, o Série 3 tem sido um elemento duradouro e definidor de estilo no cenário automotivo.

50 anos de “esculturas móveis”: a coleção BMW Art Car
Desde 1975, artistas renomados de países do mundo inteiro se dedicaram à criação dos BMW Art Cars. A ideia surgiu do piloto de corridas francês e amante da arte Hervé Poulain, que, em parceria com o então chefe de automobilismo da BMW, Jochen Neerpasch, convidou o amigo e artista Alexander Calder para pintar um desenho em um carro. O resultado foi um BMW 3.0 CSL que competiu nas 24 Horas de Le Mans em 1975, tornando-se o queridinho do público – e marcando o nascimento da Coleção BMW Art Car. Nomes famosos como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Esther Mahlangu, David Hockney, Jenny Holzer e Ólafur Elíasson adicionaram, desde então, mais BMW Art Cars com seu próprio estilo individual à coleção. Mais recentemente, o americano John Baldessari e o artista multimídia chinês Cao Fei usaram o BMW M6 GTLM e o BMW M6 GT3, respectivamente, como tela para suas interpretações do conceito BMW Art Car em 2016 e 2017. Eles, portanto, se juntaram a Jeff Koons e Julie Mehretu na aplicação de sua criatividade em carros de corrida dinâmicos nos últimos 15 anos.

BMW Art Cars no Museu BMW

BMW M3 Grupo A por Ken Done (1989)
O artista australiano Ken Done criou um design vibrante e ricamente colorido que captura a energia e o dinamismo do automobilismo. Seu trabalho representa uma homenagem à velocidade e à potência do BMW M3.

“Foi uma grande honra ser convidado para fazer parte desta fabulosa coleção Art Car. Eu queria expressar a alegria da velocidade e o brilhantismo da própria máquina.” Ken Done

BMW M3 Grupo A por Michael Jagamara Nelson (1989)
Michael Jagamara Nelson, também da Austrália, trouxe as tradições da arte aborígene para a carroceria do BMW M3. Seus motivos complexos, utilizando técnicas de pintura por pontos, contam histórias de Sonhos profundamente enraizadas na cultura de seu povo.

“Um carro é uma paisagem vista de um avião – incluí água, canguru e gambá.” Michael Jagamara Nelson

BMW M3 GTR por Sandro Chia (1992)
O artista italiano Sandro Chia transformou um BMW M3 GTR em uma pintura sobre rodas que retrata figuras humanas e emoções em cores vibrantes. Sua obra simboliza a conexão entre homem e máquina e nos convida a refletir sobre o papel do carro na sociedade moderna.

“Criei uma imagem e um mundo. Tudo o que é observado de perto se transforma em um rosto. Um rosto é um foco, um foco da vida e do mundo.” Sandro Chia

O 10º BMW Art Car, um BMW 730i projetado pelo artista espanhol César Manrique em 1990, também está em exposição permanente no Museu BMW.

Para ler o texto completo, em inglês, clique aqui.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
X (BMWBrasil)
Tik Tok (bmwdobrasil)
LinkedIn (BMWGroupBrasil)

Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.

Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.

O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso.

Foto de Escape Magazine
Escape Magazine