Por Pedro Hering Bell
Impossível não se fascinar pelo allure de Deauville, cidade na Normandia famosa pelas corridas de cavalos e campos de golf, pela arquitetura peculiar, pelo cassino que até hoje recebe a aristocracia européia, luxuosos hotéis, renomados resorts de praia além de um glamuroso festival internacional de cinema. Foi nesta cidade litorânea a menos de duas horas de carro de Paris que ocorreu no mês de março a terceira edição do Traveller Made, o maior encontro de Turismo de Luxo do mundo. Eu fui o único jornalista brasileiro convidado e revelo aqui em primeira mão para meus leitores em Elite Magazine alguns dos highligts desta cena onde a chiqueria grita.
Desde a sua fundação pelo Duc de Morny, meio-irmão do imperador Napoleão III, a região de Deauville tem servido como um segunda casa para a alta sociedade, “iluminados” e impressionistas franceses como do naipe de Monet, Baudelaire, Flaubert, Boudin e Proust. Não é de se admirar que Coco Chanel abriu lá sua primeira boutique, em 1913. Originalmente concebido como um escape à beira-mar para a nobreza parisiense, Deauville emergiu das dunas de areia na década de 1860. Anfitriã exemplar, a cidade soube, no decorrer dos anos, adaptar-se às evoluções do turismo e desenvolveu sua infra-estrutura e parque hoteleiro. O compromisso permanente para aumentar seus produtos turísticos, o respeito ao meio ambiente, a valorização do patrimônio e acessibilidade conferem ao lugar uma posição única na França.
Com este ilustre pedigree, Deauville foi a escolha ideal para sediar o evento que este ano foi batizado como The Essence of Luxury, e também será a sede das duas próximas edições, em 2018 e 2019. Fundada em 2013 pelo designer de viagens Quentin Desurmont, a comunidade Traveler Made e suas agências associadas atendem a uma clientela de indivíduos e famílias UHNW (Ultra High Net Worth, ou ultra-ricas) cujas necessidades de viagens são atendidas por designers de viagens com credenciais impecáveis.
Representando 60 países e mais de 600 hotéis, as 270 agências parceiras da organização são compostas por profissionais de luxo especializados em oferecer atendimento personalizado à indivíduos e suas famílias cujos ativos ficam em torno de US$ 31 milhões. As agências membro do Traveler Made gerenciam as necessidades de luxo de mais de 50.000 famílias UHNW.
Para seu terceiro fórum anual, o Traveler Made reuniu mais de 500 designers de viagens, hoteleiros, mídia e representantes de conselho locais de turismo (DMCs) em alguns dos locais mais lendários de Deauville, incluindo a Villa Strassburger, o Hôtel Barrière Le Normandy Deauville, o Hôtel Barrière L’Hôtel du Golf e o lendário Casino Barrière Deauville.
A Villa Strassburger data de 1907 e é um monumento histórico com sua fachada em madeira, alvenaria em forma de losango e múltiplos telhados em estilo regional normando
Detalhe da Villa Strassburger, propriedade que pertenceu à família do escritor Gustave Flaubert. O local, que também ostenta um jardim de macieiras, foi uma das excepcionais locações onde ocorreu o Traveler Made
Realizada no Palais des Congrès de Deauville, a conferência anual contou com palestrantes do conhaque Louis XIII e do Instituto Paul Bocuse, além dos arquitetos e designers Hélène e Olivier Lempereur. Pierre-Marie Chauvin, da Universidade de Paris-Sorbonne, abordou a importância de manter a reputação da marca durante o desenvolvimento da “e-reputation” e o contínuo aumento de revisores, rankings e classificações online.
Na conferência de imprensa anual, Desurmont apresentou o “Barômetro Anual 2017” Traveler Made, com informações obtidas com 485 designers de viagens sobre os seus negócios com famílias e indivíduos UNNW. As tendências revelaram um interesse contínuo pelas viagens asiáticas, especialmente para o Japão, bem como para as ilhas do Oceano Índico – e uma crescente demanda por “lugares particulares” com um alto nível de serviço. Maldivas e Nova Zelândia continuam entre as maiores tendências de destinos para 2017 entre o público UHNW.
Em geral, apesar das turbulências na indústria de viagens em 2016, as agências membro da Traveler Made expressaram um “aumento muito forte de confiança” para os próximos 12 meses, particularmente no que se refere ao planejamento de “itinerários altamente elaborados”.