Pesquisar
Close this search box.

Dassault Falcon 8X: preparado para decolar

Aeronave Dassault Falcon 8X entra em fase final de teste de vôo e campanha de certificação

O trijato de ultra-longo alcance Falcon 8X, novo carro-chefe da Dassault Aviation, está entrando nos estágios finais de testes de voo e programa de certificação, conforme procedimento para entrega inicial. Estão programados para o meio do ano as certificações FAA e EASA de 6.450 nm / 11,945 km para o 8X.

As três aeronaves que participam do programa de testes praticamente concluíram todos os requisitos de teste de certificação, e até agora têm acumulado mais de 650 horas de voo em 325 voos.

Depois de submetidos a testes térmico, acústico e de comodidade no Centro de Little Rock, o primeiro 8X com o interior totalmente equipado voltou para o Centro de Testes de Istres, perto de Marselha, para os testes de imersão dos sistemas em temperaturas congelantes. Destinado a demonstrar a funcionalidade do sistema das aeronaves em condições meteorológicas extremas, os testes foram realizados em Ranken Inlet, Nunavut, na Baia de Hudson, na costa noroeste do Canadá, de 09 a 11 de março.

Todos os sistemas, incluindo sistemas de controle de voo hidráulicos e elétrico digitais obtiveram desempenhos acima do esperado, mesmo durante os testes mais severos, como quando submetidos a temperaturas abaixo de – 30ºC. Todos os sistemas de cabine foram testados com sucesso, bem como capacidade total em condições de frio extremo, conforme demonstrado em voo no final desta campanha.

Próximos testes

A partir de agora, o Falcon 8X número de série 03 vai começar uma bateria de teste global para demonstrar a confiabilidade operacional e desempenho em diferentes condições de vôo. A campanha de um mês de duração levará a aeronave para Europa, Oriente Médio, Ásia, América do Norte e do Sul. Incluem mais de 60 missões que representam as condições extremas que os clientes do Falcon 8X podem enfrentar durante a vida operacional de suas aeronaves. A campanha dará especial atenção aos equipamentos de cabine e funcionalidades e outros sistemas de comunicações de alta velocidade, durante voos longos, intercontinentais e sobre áreas remotas.

“Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com a forma como o programa Falcon 8X tem avançado”, disse Eric Trappier, Presidente / CEO da Dassault Aviation. “Os testes de ensaios em voos foram impecáveis e as aeronaves estarão nas mãos dos primeiros clientes neste verão (inverno no Hemisfério Sul), exatamente como planejado quando lançamos seu desenvolvimento há três anos.”

Processo de produção em série 

Com a proximidade da conclusão das campanhas de testes de vôo e certificação, as atividades de produção em série e de apoio estão se movendo em alta velocidade. Outras aeronaves Falcon 8X entraram recentemente em montagem final em Bordeaux-Merignac e seis aviões estão agora em conclusão, em Little Rock, EUA. Recentemente, a Dassault Aviation passou a trabalhar em um novo hangar em Little Rock para lidar com acabamentos no 8X. Inaugurou também um novo hangar de seis baías em Bordeaux-Merignac para fornecer recursos de manutenção e reparação adicionais para os modelos 8X e 7X.

Derivado do popular Falcon 7X, o raio de alcance do Falcon 8X foi revelado durante a Convenção Europeia “European Business Aviation Convention & Exhibition”, em maio de 2014. Seu primeiro vôo foi em 6 de fevereiro de 2015. O 8X vai oferecer o maior alcance e a cabine mais longa de qualquer outro Falcon, permitindo transportar  passageiros confortavelmente de Pequim a Nova York, São Paulo a Moscou, Hong Kong a Londres, sem escala. Além disso, o 8X compartilha da excepcional economia operacional e da mesma performance de atuação em pistas curtas do 7X.

Além da cabine mais silenciosa e do sistema de controle digital de voo mais avançado da aviação executiva, os trijatos estarão disponíveis com o novo “FalconEye Combined Vision System” da Dassault, primeiro “head up display” da indústria capaz de combinar as capacidades de visão sintética e real. Ainda oferecem a maior variedade de configurações de cabine entre qualquer outro grande jato comercial.

036_Falcon8X_2015USB49

012_Falcon8X_2015USB49

Saiba mais em http://www.dassaultfalcon.com/en/Aircraft/Models/8X/Pages/overview.aspx.

Escape Magazine
Escape Magazine