Pesquisar
Close this search box.

Cultura de Curaçao: arte, experiências e galerias no destino caribenho

Museus, casas coloridas e murais fascinantes revelam a rica cultura da ilha caribenha

Quando se pensa em Curaçao, as águas cristalinas e praias paradisíacas são as primeiras imagens que vêm à mente. No entanto, a ilha caribenha oferece muito mais do que apenas belezas naturais. Curaçao é um verdadeiro caldeirão cultural, onde as artes visuais, a arquitetura colorida e a rica herança histórica se destacam. Vamos explorar alguns dos principais atrativos culturais que fazem de Curaçao um destino tão especial.

A cena artística de Curaçao é tão vibrante quanto suas famosas águas. As artes visuais aqui são uma fusão das diversas culturas que coexistem na ilha, tornando a arte local única e diversa. A fundação Curaçao Art pode ser um ponto de partida para conhecer artistas locais e internacionais, além de notícias sobre exposições e notícias do mundo das artes.

A Galeria 7.1 Experience, fundada pelo artista autodidata Giovanni Abath, é a primeira galeria de arte pública em Curaçao. Giovanni é conhecido por suas esculturas e instalações feitas de aço inoxidável, ferro, espuma e madeira. A galeria oferece visitas guiadas em vários idiomas, incluindo papiamento, inglês, espanhol e holandês. As visitas em português podem ser agendadas mediante reserva antecipada.

Obra do escultor Giovanni Abath/Curaçao Tourist Board

Para uma experiência artística mais íntima, uma visita ao atelier de Evelien Sipkes em Bandabou é indispensável. Evelien produz cerâmicas, joias, arte para vestir e objetos de mídia mista. Durante o tour privado, os visitantes conhecem a artista, sua arte e os significados profundos de suas criações, além de desfrutarem da culinária local. Ao final do tour, um presente surpresa, feito por Evelien, é oferecido.

Localizado na parte oeste de Otrobanda, o Museu de Curaçao é uma joia da arquitetura colonial. O museu exibe a história geológica da ilha, artefatos indígenas pré-colombianos, mapas históricos e a evolução das profissões após a abolição da escravidão. Uma das atrações únicas é o carrilhão com 47 sinos e o cockpit do “Snip”, o primeiro avião a cruzar o Atlântico em 1934. Os jardins sombreados do museu são ideais para caminhadas agradáveis, e ocasionalmente, o espaço recebe concertos musicais.

Ao lado da majestosa sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, o Museu Histórico Cultural Judaico oferece uma jornada de quase 400 anos pela história judaica em Curaçao. Com exposições permanentes e objetos antigos ainda em uso na sinagoga, o museu proporciona uma compreensão profunda da contribuição judaica à história da ilha. A entrada inclui uma visita à sinagoga, acrescentando uma camada extra de contexto histórico.

Em Curaçao, a arte ultrapassa as galerias colorindo os murais e transformando ruas em verdadeiras galerias ao ar livre. Bairros como Otrobanda, Scharloo e Willemstad são famosos por suas pinturas de rua coloridas, que refletem a rica herança cultural e a criatividade local. Cada mural conta uma história, seja ela de resistência, celebração ou identidade, tornando os passeios por esses bairros uma experiência cultural inesquecível.

Como as casas coloridas de Kura Hulanda Village, situado no histórico bairro de Otrobanda, que são como uma viagem no tempo. As ruas pavimentadas e os edifícios coloridos criam uma atmosfera pitoresca, onde o passado colonial de Curaçao se encontra com o luxo moderno. Os belos jardins tropicais, terraços e praças do Kura Hulanda são testemunhos vivos da rica herança arquitetônica da ilha.

No Blue Bay Golf & Resort, o Sculpture Garden & Art Route é um espaço onde as cores e vibrações de Curaçao ganham vida através das esculturas de artistas renomados. Feitas com materiais locais, as obras refletem a natureza exuberante e a cultura vibrante da ilha.

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine