Localizada no coração da Argentina, Córdoba é a segunda província mais populosa e um dos principais polos econômicos, culturais e turísticos do país. Reconhecida por sua diversidade de paisagens que combinam serras, vales, rios e salinas, além de uma vibrante cena cultural, a região se destaca também pela forte vocação para a educação, a indústria e os negócios. Com essa base, a província vem ampliando sua atuação internacional e aposta na conexão com o Brasil para impulsionar tanto o turismo quanto o comércio exterior.
Durante a missão internacional realizada em São Paulo dos dias 12 a 16 de maio, que incluiu o Córdoba Day e uma série de reuniões institucionais e empresariais, o presidente da Agência Córdoba Turismo, Darío Capitani, reforçou a estratégia da província argentina de fortalecer os laços com o Brasil, especialmente com São Paulo.
“A conectividade é chave para o desenvolvimento turístico e econômico de Córdoba. Por isso, estamos trabalhando fortemente na recuperação e expansão dos voos diretos, especialmente com a América do Sul. A retomada da conexão com São Paulo e a inclusão de novos destinos, como Recife, além de Florianópolis e Rio de Janeiro, fazem parte de uma decisão estratégica de desenvolvimento”, afirma Capitani.

Além de ser líder no turismo interno da Argentina, Córdoba aposta no mercado brasileiro para diversificar sua presença internacional. “Diferente de destinos argentinos que trabalham com um único produto, como os vinhos de Mendoza, as cataratas ou os glaciares, Córdoba é uma província multiproduto, com experiências que combinam natureza, cultura, gastronomia e turismo de aventura, além de uma excelente relação custo-benefício para o turista brasileiro”, explica.
A participação no Córdoba Day São Paulo se somou às ações realizadas durante a semana, que incluíram encontros com empresas, entidades acadêmicas e instituições públicas e privadas. O objetivo da delegação foi claro: aprofundar vínculos comerciais, promover o turismo e ampliar as oportunidades de investimento entre Córdoba e o Brasil.
Capitani destaca que a cidade de Córdoba e seus arredores oferecem uma infraestrutura robusta, com fácil mobilidade interna, permitindo que a província seja usada como base para explorar diferentes regiões. “Em uma viagem à Argentina, incluir Córdoba por dois ou três dias é ideal. Somos a capital da escapada rápida, com paisagens que vão de serras e lagos a salinas, além de uma agenda intensa de festas e festivais culturais.”
O representante também ressaltou que, além do turismo, Córdoba tem diferenciais competitivos em setores como o turismo esportivo, dando destaque para o golfe, com campos de padrão internacional próximos ao aeroporto e o enoturismo, com vinhos de produção limitada, mas altamente premiados, oferecidos em experiências completas que unem vinhedos, gastronomia e hospedagem.
Por fim, ele destacou que Córdoba é, hoje, um dos principais polos de eventos da Argentina fora de Buenos Aires, combinando tradição cultural, inovação e uma sólida articulação entre os setores público e privado.
“Nosso compromisso é seguir fortalecendo as conexões com São Paulo e com o Brasil, tanto no turismo quanto no comércio e nos investimentos. Córdoba tem muito a oferecer e quer ser cada vez mais uma porta de entrada para quem busca viver a Argentina de forma diferente”, finaliza Capitani.