Julia Paiva
Cláudio Rawicz é um dos nomes mais influentes quando o assunto é marketing automotivo. Com uma trajetória de 28 anos e atualmente o rosto responsável pela comunicação da Volkswagen, o empresário se estabelece como figura influente na indústria e sua experiência abrange empresas de renome, como Fiat GM, Renault e Audi, proporcionando-lhe uma visão diversificada do setor.
Destemido e curioso, Rawicz passou por todas as áreas de comunicação nas montadoras ao longo de sua carreira e a grande transformação para o marketing aconteceu a partir de 2016 quando estava dentro da Renault. Sendo assim, abraçou a possibilidade de transmitir todo o seu aprendizado, principalmente o dom de contar histórias, e transformá-las em publicidade. A junção da comunicação, do jornalismo e da criatividade acabaram criando grandes campanhas de sucesso dentro da empresa francesa e em meados de 2018, o empresário assumiu o cargo de diretor de marketing da Audi, onde trabalhou por 5 anos antes de ser convidado para assumir a Volkswagen.
De acordo com Cláudio, diferente da Audi que representa um nicho do mercado de luxo específico, sua chegada na Volkswagen o auto desafiou justamente pela grandiosidade do portfólio da marca com 71 anos de história no país e mais de 300 mil carros vendidos anualmente no Brasil, bem como a importância de se comunicar efetivamente com um público amplo, onde utiliza sua experiência de mercado para ser eficaz nas estratégias de marketing.
No quesito de mobilidade, ele destaca que atualmente a marca possui onze produtos em seu portfólio e investiu cerca de 16 bilhões de reais para, até 2028, lançar dezesseis carros. O objetivo é continuar sendo referência no mercado, especialmente no que diz respeito à mobilidade elétrica, com produtos que contemplam as tecnologias de hibridização e eletrificação em conjunto com iniciativas de descarbonização das fábricas e processos produtivos em prol da sustentabilidade.
Diante de tantos avanços, Rawicz explica que uma das principais estratégias para alavancar o sucesso dos produtos e das iniciativas é com o marketing de experiência. A Volkswagen tem ampliado a sua presença em feiras e festivais importantes, como o Rock in Rio e o circuito sertanejo, com ativações imersivas aos clientes, além dos test-drives e grandes eventos de lançamentos destinados para a imprensa, concessionárias e influenciadores, como aconteceu com o novo T-Cross. O maior desafio é adaptar as estratégias de marketing globais para o mercado nacional, com ações que criem conexão com o público brasileiro.
Por trás de tanto trabalho e desafios constantes, o executivo afirma que para tudo acontecer da maneira correta, usa o exemplo e a parceria como base. No dia a dia, ao traçar metas claras, tem como objetivo proporcionar autonomia ao seu time, sempre celebrando as conquistas e enxergando cada membro da equipe como um talento a ser desenvolvido. Sua missão é ajudá-los a alcançar altos cargos dentro da organização.
Fora da Volkswagen, Rawicz é um consumidor árduo da cultura e usa seu tempo livre para consumi-la de diferentes formas, seja no teatro, cinema, dança, arte e música. Ele conta que aos 12 anos começou a sua carreira trabalhando em uma locadora de filmes e que desde então tem o cineasta Quentin Tarantino como uma das suas principais inspirações, usando a abordagem do diretor para enriquecer sua visão criativa para criar conteúdos impactantes.
Com a combinação de inovação, experiência, dedicação e paixão inabalável por contar histórias, Cláudio Rawicz lidera a Volkswagen em direção a um futuro ainda mais promissor no competitivo mercado automotivo.
Cláudio Rawicz, the man behind Volkswagen’s communication success in Brazil
Cláudio Rawicz is one of the most influential names when it comes to automotive marketing. With a career spanning 28 years and currently the face responsible for Volkswagen’s communications, the businessman has established himself as an influential figure in the industry and his experience encompasses renowned companies such as Fiat GM, Renault and Audi, giving him a diversified view of the sector.
Fearless and curious, Rawicz has worked in all areas of communication at carmakers throughout his career and his big transformation to marketing came in 2016 when he was at Renault. As such, he embraced the possibility of passing on all his learning, especially his gift for storytelling, and turning it into advertising. The combination of communication, journalism and creativity ended up creating major successful campaigns within the French company and in mid-2018, the businessman took over as marketing director at Audi, where he worked for five years before being invited to take over Volkswagen.
According to Rawicz, unlike Audi, which represents a specific niche in the luxury market, his arrival at Volkswagen challenged him precisely because of the size of the brand’s portfolio, with 71 years of history in the country and more than 300,000 cars sold annually in Brazil, as well as the importance of communicating effectively with a wide audience, where he uses his market experience to be effective in marketing strategies.
In terms of mobility, he points out that the brand currently has eleven products in its portfolio and has invested around 16 billion reais to launch sixteen cars by 2028. The aim is to continue to be a benchmark in the market, especially in terms of electric mobility, with products that include hybridization and electrification technologies in conjunction with initiatives to decarbonize factories and production processes in the interests of sustainability.
Faced with so many advances, Rawicz explains that one of the main strategies for leveraging the success of products and initiatives is through experience marketing. Volkswagen has increased its presence at important fairs and festivals, such as Rock in Rio and the country music circuit, with immersive activations for customers, as well as test drives and major launch events aimed at the press, dealers and influencers, as happened with the new T-Cross. The biggest challenge is to adapt global marketing strategies to the domestic market, with actions that create a connection with the Brazilian public.
Behind so much work and constant challenges, the executive says that for everything to happen the right way, he uses example and partnership as a basis. On a day-to-day basis, by setting clear goals, he aims to give his team autonomy, always celebrating achievements and seeing each team member as a talent to be developed. His mission is to help them reach high positions within the organization.
Outside of Volkswagen, Rawicz is an avid consumer of culture and uses his free time to consume it in different forms, be it theater, cinema, dance, art or music. He says that at the age of 12 he began his career working in a movie rental store and that since then he has had filmmaker Quentin Tarantino as one of his main inspirations, using the director’s approach to enrich his creative vision to create impactful content.
With a combination of innovation, experience, dedication and an unwavering passion for storytelling, Cláudio Rawicz is leading Volkswagen towards an even brighter future in the competitive automotive market.