Pesquisar
Close this search box.

Catherine Gramado traz menu de fondues para o Dia dos Namorados

Charme e gastronomia da Serra Gaúcha tornam o destino perfeito para os apaixonados

Para celebrar a data mais romântica do ano, o Catherine Gramado, hotspot da Serra Gaúcha, preparou dois menus para os casais, um de degustação mais autoral e um de fondues salgadas e doces. Com a queda nas temperaturas, a fondue de queijo com cogumelos e aroma de trufas ou a de carne servida na pedra ou no vinho aquecem a temporada. As opções doces agradam em cheio aos chocólatras: chocolate ao leite Callebaut, chocolate branco, branco com café, rubi com frutas vermelhas, branco com erva-mate, doce de leite e Nutella com leite Ninho.

No menu, o chef Nícolas Heckel revisita clássicos, mas sempre com um toque de contemporaneidade e a preferência por ingredientes frescos e locais. Para o dia 12/junho, o chef preparou também um menu em sete etapas. Para abrir o apetite, a presença de queijos e da charcutaria regional. No couvert, pão de abóbora de longa fermentação, queijo morbier, presunto cru, copa, conservas, manteigas de alho, manjericão e beterraba, além da Florette de Steak Tartare. Para começar, cogumelos, brioche, ovo perfeito e trufa negra. Na sequência, vieiras, purê de cenoura, molho beurre blanc e caviar de mujol. O terceiro prato é o Camarão Carabinero, servido com linguine, molho bisque de crustáceos. Como principal, filé mignon, molho demi-glace, gratin de batatas e aspargos verdes. Para finalizar com doçura, o charme da noite é a sobremesa em formato de coração: Coeur de Saint Valentin (mousse de chocolate branco, frutas vermelhas, sorbet de morango e marshmallow).

Além do menu, a arquitetura da casa encanta os apaixonados. O restaurante está localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas. Em quase 500m2, a decoração alia tradição e modernidade. O Catherine preserva a memória da pioneira família Perini, que morou no local e se tornou referência em hotelaria na cidade. O respeito pela estrutura original aparece nos cômodos, detalhes e acabamentos.

No chão de um dos salões e nas paredes da adega, há dormentes de trem. Elementos rústicos, como ferro, cipó e cimento queimado contrastam com cores vibrantes como laranja, rosa, verde e roxo. Flores estão espalhadas por todos os cantos da casa, até mesmo no teto da recepção. Com design de interiores assinado por um dos sócios da casa, Evandro Catuci, o ambiente é intimista e perfeito para casais. Espalhadas pelas paredes estão telas de ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, esculturas provenientes de antiquários locais e internacionais e quadros assinados pelo artista Victor Hugo Senger.

Turismo e reconstrução

A cidade das hortênsias inspira paixão e é roteiro preferido para casais em lua de mel. Além de amor, o clima é de solidariedade com o Rio Grande do Sul em razão dos impactos causados pela catástrofe climática recente. A devastação provocada pelas enxurradas não atingiu diretamente os principais pontos de visitação da região das Hortênsias — que inclui Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Estradas já foram liberadas e os aeroportos de Caxias do Sul e Canoas são algumas das opções para chegar a Gramado. “Não fomos atingidos fisicamente pelas enchentes, mas já sentimos o impacto brutal no turismo. Será um período tão difícil quanto o que enfrentamos na pandemia”, prevê Nícolas Heckel. Por isso, o pedido dos comerciantes da região é para que os turistas voltem. A Serra Gaúcha é o principal motor do turismo no Estado e será também a chave para a reconstrução no Estado. Um motivo a mais para os apaixonados irem a Gramado e visitarem um de seus principais atrativos, o Catherine.

Escape Magazine
Escape Magazine