O Camarote Alma Rio será palco de um encontro inédito no Carnaval do Rio de Janeiro: pela primeira vez, o espírito do Burning Man chega oficialmente ao Brasil. A experiência acontece no Dia do Desfile das Campeãs, no dia 21 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, um dos momentos mais emblemáticos da festa.
A ação é assinada pela MAXA, projeto artístico que há nove anos desenvolve experiências imersivas no Burning Man, reunindo arte, música e criação coletiva. Seu trabalho é baseado na cocriação entre artistas, designers, construtores e voluntários, que juntos constroem ambientes sensoriais com luz, cenografia orgânica e participação ativa do público.


No Rio de Janeiro, a MAXA reúne sua comunidade global no Camarote Alma Rio em uma noite pensada como uma ponte cultural entre o ethos participativo do Burning Man e o espetáculo único do Carnaval brasileiro. A direção artística propõe uma fusão de cenografia inspirada na natureza, performances colaborativas e formatos musicais em constante transformação.
“O Rio de Janeiro, e especialmente o seu Carnaval, é um verdadeiro presente para o coração. A cultura brasileira se envolve plenamente com a vida através da música, das cores, do movimento e da alegria. Além da beleza visual e da cenografia majestosa, o que mais se destaca é o forte senso de união e orgulho cultural que honra as raízes e as lutas das gerações passadas e presentes. Essas lutas alimentam a necessidade de celebrar por meio da fantasia e da expressão intensa, fazendo do Carnaval um dos maiores espetáculos de arte humana do mundo”, declara Miguel Méndez, CEO da Fundação Maxa.

Um dos momentos mais simbólicos da noite será a apresentação da banda Fundo de Quintal, ícone do samba brasileiro, que se apresentará em meio à experiência Burning Man, criando um encontro potente entre tradição, arte contemporânea e celebração coletiva.
Mais do que uma festa, a experiência propõe um espaço de expressão, presença e conexão, onde o público é convidado a participar ativamente da construção da atmosfera, celebrando a criatividade e o encontro humano em uma das noites mais aguardadas do carnaval.





