Cabeleireiro Walter Leal, do Studio W (SP), lança Leal Visagismo

A nova agência vai atuar na caracterização de personagens para telenovelas, cinema, teatro e publicidade, além de oferecer serviços de make e cabelos para o público em geral. Mas não só: cursos de aprimoramento profissional estão na pauta da marca, que vai impulsionar toda a classe da beleza.

Por Italo Costa

Com a proposta ousada de imprimir sua marca no dia-a-dia das pessoas e ajudar a dar um upgrade na carreira de profissionais de beleza, o cabeleireiro Walter Leal está lançando a agência de beleza e caracterização Leal Visagismo. Trata-se de um modelo de negócio misto, já que Leal e seu time vão assinar campanhas  publicitárias, trabalhos de dramaturgia e, ainda, atender ao público final. Mas não só: cursos de formação para profissionais de beleza também estão na pauta da marca.

Com apenas 26 anos de idade, o profissional é um verdadeiro menino-prodígio da área da beleza. Afinal, mesmo tão jovem, já soma doze anos de profissão, oitos dos quais no badalado Studio W, rede de salões de Wanderley Nunes. Walter atende também uma série de celebridades, entre eles, Alice Braga, Bianca Comparato, Mônica Carvalho, Marcela Muniz, Chris Ubach, Cristiana Oliveira, Dudu Azevedo, além de empresárias e socialites paulistanas.

O embrião da Leal Visagismo surgiu há três anos, quando Walter passou a ser constantemente chamado para diversos trabalhos de caracterização de personagens, espalhando sua arte por novelas e séries como 3% (Netflix), Jesus (Rede Record) e Assédio (TV Globo), entre outras. “Com tantos trabalhos bacanas acontecendo, a Leal Visagismo acabou sendo uma consequência natural”, diz ele. “Achei que já era hora de expandir”, comemora.

Os mais de doze anos dedicados a buscar harmonia entre cabelos e rosto de suas clientes, foi o que levou Walter Leal a buscar especialização no visagismo. “Beleza tem a ver com autoestima elevada e com sensação de bem-estar com o que se vê no espelho, sem nenhum desconforto”, explica Walter Leal. “E é isso que procuro em cada pessoa que se senta na minha cadeira”, diz. “Tem sido muito gratificante.”

Como surgiu a caracterização
Graças à personalidade inquieta, movida por desafios, e uma sensibilidade aguçada, Walter Leal tem transformado sua jornada em uma trilha de caminhos ousados. Foi assim que encarou a primeira caracterização, em 2016, para a atriz Chris Ubach viver a personagem Joana Souza, na primeira temporada da série A Garota da Moto (uma coprodução do SBT com a Fox Networks Group Brasil). Walter ficou fascinado com essa vertente. “É fascinante interpretar o subjetivo das pessoas”, conta. “Na dramaturgia, costumo mergulhar no contexto da história, cenário e figurino para, então, desenvolver o cabelo e o make de cada personagem, enfatizando os traços mais importantes e a ideia central do que queremos transmitir.”

O subjetivo das pessoas
Por conta do talento que emergiu na caracterização, Walter Leal foi chamado para ser o responsável de toda a teledramaturgia da Rede Record. Graças a esse olhar apurado, despontou como “o cara” da caracterização. Nos últimos três anos, criou a imagem de diversos tipos de personagens: fortes, alegres, profundos, dramáticos, divertidos, de época, bíblicos, urbanos etc.

Do set de filmagem para as ruas
Ao todo são trinta pessoas na equipe da Leal Visagismo. Para uma caracterização acontecer, o ponto de partida é a criação de um conceito para cada personagem, desenvolvido pelo próprio Walter Leal. A partir daí sua equipe — com cabeleireiros, maquiadores, barbeiros e até terapeuta capilar — cuida da execução e manutenção das caracterizações. “Temos na equipe verdadeiros artistas. Todos foram escolhidos por mim, a partir de um criterioso processo de seleção, e passaram por treinamento”, conta ele. “
Já quando a ideia é atender ao público final, a Leal Visagismo pode desenvolver trabalhos variados, como a produção de make e cabelos para noivas e madrinhas, além de eventos sociais como festas de formatura ou temáticas, entre tantas ocasiões que merecem uma produção cuidadosa. “Quero que todos tenham acesso à beleza e aos talentos da nossa equipe”, diz Walter Leal. “Afinal, desde sempre a televisão é uma referência para a vida das pessoas e tem sido uma maneira democrática de se acompanhar as tendências e o que está em alta”, diz. “Por isso, queremos imprimir na nossa marca essa via de mão dupla, da TV para as ruas e vice-versa.”
O cuidado é tão primoroso que na próxima produção bíblica da emissora, Jezabel, que estreia em abril, o visagista abriu mão do uso de perucas e barbas falsas (acessórios comuns em novelas de época), conquistando um resultado primoroso e mais fidedigno para os personagens da trama.

O estilo da marca Leal Visagismo
O visagista busca construir um estilo atemporal para seus personagens. “Em televisão, novela ou série, o ideal é construir uma imagem que não fique datada. Com uma identidade própria, a história faz mais sentido”, conta Walter Leal.

Inspiração para profissionais
A Leal Visagismo busca inspirar os profissionais da beleza propondo um novo jeito de se trabalhar. Além de promover um modelo de negócios inédito no mundo da beleza, a marca propõe ao time a melhoria contínua e a quebra de paradigmas. Por isso, já estão previstos cursos de especialização, capacitação e treinamentos. “Vamos definir áreas de atuação e investir pra valer no upgrade dos profissionais”, explica Leal.
Para Walter Leal, atuar na formação de profissionais da beleza é mais que uma missão: é o verdadeiro propósito e a razão de ser de sua trajetória pessoal e profissional. “Com poucas exceções, de modo geral, os profissionais da beleza não são tão bem remunerados. Por causa, ou como consequência disso, muitos talentos são perdidos no meio do caminho”, diz. “Eu quero mudar essa cultura para que todos tenham clareza e consigam desenvolver suas habilidades ao máximo, com foco e determinação. A ‘minha receita’ é essa”, destaca ele.

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