Burning Man no Brasil? DNA Art Car estreia em São Paulo no dia 6 de dezembro

Burning Man no Brasil? DNA Art Car estreia em São Paulo no dia 6 de dezembro

Projeto de Vintage Culture inspirado no Burning Man une música, arte, bem-estar e experiências imersivas em um cenário inédito no interior paulista

Existe algo de quase ritualístico em acompanhar um art car cruzando o deserto de Nevada, nos Estados Unidos. No Burning Man, essas estruturas sobre rodas, concebidas pelos próprios participantes, não são apenas veículos: são verdadeiros portais para outra realidade. Dizem que ali é um mundo onde a arte não é atração, mas sim linguagem universal. E, por que não ter o gostinho dessa experiência em território brasileiro? É justamente nessa fronteira entre música, comunidade e imaginação que nasce o DNA ART CAR, projeto de Vintage Culture, que estreia no estado de São Paulo, mais precisamente em Campinas, no interior paulista, no próximo dia 6 de dezembro.

Essa será a segunda edição do projeto que conquistou todos os fãs de música eletrônica durante o carnaval de Camboriú deste ano. Inclusive, o long set completo de quase 6 horas no YouTube já soma mais de 1,4 milhões de visualizações. Agora, para finalizar 2025 com chave de ouro, Campinas é a primeira parada de uma jornada que ainda segue para Porto Alegre no dia 13 de dezembro e continua no começo de 2026, novamente em terras catarinenses, em 17 de janeiro.

Vintage Culture – Foto: @oxgnstudios

Para marcar a contagem regressiva, o evento revelou o mapa 3D da edição de Campinas e anunciou novos art cars que chegam para somar à estrutura, claro, cada um deles com sua própria narrativa e força estética.

O ponto central da experiência é o DNA, o art car original do projeto, onde Vintage Culture assume a condução sonora com sound system potente e efeitos pirotécnicos. Ao lado dele, o já conhecido Favela Art Car, símbolo brasileiro no Burning Man, traz artistas que carregam a energia da contracultura e a autenticidade da música feita para se jogar na dança, sem filtros e sem medo de ser feliz.

A grande novidade é o FCKR 100, um art car em formato de avião, imenso e imersivo, que convida o público a literalmente entrar na estrutura para viver uma experiência fora do comum. A curadoria visual e musical é assinada pelos OSGEMEOS, numa fusão entre arte urbana, design e atmosfera coletiva, basicamente a leitura brasileira mais fina do espírito que move os grandes art cars pelo mundo.

Esses três carros – DNA, Favela Art Car e FCKR 100 – , além de toda a experiência pensada a partir dos oito pilares de Dystopia, Nature and Art, sendo elas liberdade, cuidado, responsabilidade coletiva, conexões reais, presença, expressão do corpo, urgência de viver o agora e a simplicidade de compartilhar, estarão presentes nas edições de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Confira o set da primeira edição em Camboriú, durante o Carnaval de 2025

Os pilares também se encontram nas experiências de bem-estar

Além de toda a estrutura imersiva voltada para a música, o DNA Art Car também vai incorporar um elemento fundamental que vem ganhando relevância em festivais internacionais: um espaço totalmente dedicado ao bem-estar.

O Aldeia Zen Chill Out funciona como um ponto de apoio essencial dentro da programação, reunindo práticas que ajudam o público a recuperar energia, reorganizar o corpo e manter a presença ao longo de horas de estímulos intensos. Ali, os participantes encontram defumação com ervas ancestrais, usada para limpeza e equilíbrio energético; uma casa de chá pensada como ambiente de acolhimento e descanso; oráculos simbólicos, como cartas, runas e búzios, que estimulam reflexão e autoconhecimento; massoterapia, que alivia tensões físicas comuns em longas jornadas de dança; e o cacau ritual, cada vez mais presente em eventos de música ao redor do mundo pela sua capacidade de aumentar foco, abertura emocional e sensação de conexão.

A ideia de trazer este espaço voltado para o wellness responde à demanda de um público exigente que busca experiências completas, onde entretenimento e cuidado coexistem, criando um ambiente consciente, equilibrado e confortável para quem participa, assim como no próprio Burning Man.

Além disso, a arte também se torna protagonista com o Live Art Painting, do artista brasileiro Sanches. Ele irá criar uma obra em tempo real inspirada pela energia do evento. É mais um elemento que reforça a proposta do DNA ART CAR, um projeto que celebra o presente colocando a música no centro da conexão humana e que se propõe a romper padrões, incentivar novas formas de encontro e lembrar da importância do essencial quando falamos de coletividade.

Serviço DNA ART CAR SP
Data:
6 dezembro de 2025
Local: São José Polo (Campinas)
Atrações: Vintage Culture e mais
Ingressos: sujeito a disponibilidade de lote via Guichê Web [https://www.guicheweb.com.br/dna-art-car-sao-paulo_43084]
Classificação: 18 anos

Serviço DNA ART CAR RS
Data:
13 de dezembro de 2025
Local: Parque Assis Brasil (Grande Porto Alegre)
Atrações: Vintage Culture e mais
Ingressos: Guichê Web [https://www.guicheweb.com.br/dna-art-car-grande-poa_46380]
Classificação: 18 anos

Serviço DNA ART CAR SC
Data:
17 de janeiro de 2026
Local: Arena Open (Camboriú)
Atrações: Vintage Culture e mais
Ingressos: Guichê Web [https://www.guicheweb.com.br/dna-art-car-camboriu_46382]
Classificação: 18 anos

Foto de Julia Paiva
Julia Paiva