Pesquisar
Close this search box.

Bósnia e Herzegovina: o próximo destino para viajantes latino-americanos

O país Balcã realizou o seu primeiro evento no Brasil e esteve presente na WTM-Latin America

Representantes da Bósnia e Herzegovina apresentaram a mistura única de culturas, paisagens e experiências para visitantes do país, para viajantes latino-americanos e trade de turismo na WTM Latin America, uma das maiores feiras de viagens do continente. A USAID’s Developing Sustainable Tourism in Bosnia and Herzegovina (Turizam), Visit Sarajevo e Turkish Airlines realizaram a primeira apresentação do destino da Bósnia e Herzegovina na América Latina para operadoras de turismo e mídia brasileira.

A Bósnia e Herzegovina, promovida como “o destino mais interessante do mundo”, é um país com atrações naturais espetaculares, incluindo rios, montanhas e florestas intocados, uma mistura única de quatro religiões e tradições culturais, culinária que combina o melhor do Mediterrâneo, influências da Europa Central e Otomana e uma mentalidade descontraída aberta na qual a hospitalidade desempenha um papel central. As cidades de Sarajevo e Mostar são globalmente reconhecidas como destinos atraentes, enquanto outros lugares como Trebinje e Banja Luka também têm atraido a atenção do mundo. Além disso, o país também abriga o mundialmente famoso local de peregrinação católica de Medjugorje , que atrai mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Como parte do evento, o diretor da USAID Turizam, Ibrahim Osta, e Faruk Caluk, da Visit Sarajevo, fizeram uma apresentação sobre alguns dos produtos e ofertas turísticas mais interessantes do país, incluindo o recém-lançado The Most Beautiful Villages of Bosnia and Herzegovina and the Herzegovina Wine Route (Os Mais Belos Vilarejos da Bósnia e Herzegovina e a Rota de Vinho Herzegovina), o mais novo membro da Rota Cultural Iter Vitis do Conselho da Europa. Mais ainda, o turismo religioso, particularmente a peregrinação a Medjugorje e outros locais católicos, foram apresentados ao país de maior população católica do mundo.

Além disso, a Bósnia e Herzegovina foi introduzida como a porta de entrada para a região dos Bálcãs, destacando a colaboração de marketing Mystical Balkans recentemente assinada na ITB Berlin com os conselhos de turismo da Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina.

Douglas Araujo, gerente regional da Turkish Airlines, também apresentou seus planos de ampliar novas rotas para novos destinos de interesse dos viajantes latino-americanos e brasileiros. Uma parceria entre a USAID Turizam e a Turkish Airlines foi anunciada, na qual serão organizadas visitas comerciais e de mídia, além de roadshows para aumentar a demanda do Brasil e da América Latina para a Bósnia e Herzegovina.

As principais operadoras de turismo e mídia de viagens do Brasil e da América Latina participaram do evento, incluindo a Go Viagens, Tereza Perez, FLOT, New Age, BandNews, TV Cultura e Estadão e outros.

Skender Hatibović, da operadora bósnia de turismo da BiH Funky Tours, disse: “Estamos entusiasmados por estar na WTM Latin America para mostrar a beleza e a diversidade da Bósnia e Herzegovina ao mercado latino-americano. Como uma agência de viagens com sede na Bósnia e Herzegovina, estamos empenhados em oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de serviço e especialização. Entendemos que planejar uma viagem para um destino novo e distante pode ser cansativo, e é por isso que estamos aqui para ajudar. Podemos fornecer roteiros personalizados que mostrarão o melhor de nosso país, sejam nossos clientes interessados em explorar nossas cidades, caminhar em nossas montanhas ou relaxar em nossos lagos. Estamos confiantes de que quando os turistas latino-americanos descobrirem a Bósnia e Herzegovina, eles se apaixonarão por sua beleza e charme, assim como nós!”.

Lívia de Sá, diretora da Go Viagens, destacou: “O evento foi muito rico, com informações essenciais para a promoção do destino. Eu acredito que é um destino para dois perfis principais.O passageiro que já visitou parte da Europa, já conhece as principais capitais e quer agora explorar um lado B, explorar um outro destino, quer ter outras experiências que ele não encontra nessas capitais mais conhecidas, então eu acho
que vai atender muito bem.Mas também tem o perfil de passageiro que não é tão viajado, mas que não gosta do convencional, ele quer o diferente, ele quer a conexão com o local, ele quer autenticidade, ele viaja para conhecer destinos que ele se conecte, e isso a Bósnia e Herzegovina pode proporcionar. Acredito que nos próximos anos ouviremos falar bastante da Bósnia e Herzegovina.””

Com o objetivo de posicionar a Bósnia e Herzegovina como um destino competitivo no mercado global, o governo dos Estados Unidos, por meio do projeto Developing Sustainable Tourism in Bosnia and Herzegovina (Turizam) da USAID, está promovendo o capital humano no setor de turismo, melhorando o acesso ao financiamento para empresas de turismo, desenvolvendo produtos turísticos inovadores, harmonizando políticas e regulamentos e revolucionando a marca e a promoção do destino. Por meio de uma abordagem ampla para o desenvolvimento do turismo sustentável, a USAID Turizam contribuirá para o crescimento econômico e a harmonia social na Bósnia e Herzegovina.

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine