Nova roadster com motor boxer está significativamente mais esportiva, tanto técnica quanto visualmente, oferecendo experiência de pilotagem mais dinâmica
O objetivo por trás do desenvolvimento da nova BMW R 1300 R foi promover uma evolução visual e técnica do modelo com motor boxer. Além do design mais agressivo e esportivo, recursos como a versão Performance – que inclui suspensão esportiva, manetes curtos, pedaleiras usinadas e ajustáveis, DTC-Shift, duas bolhas adicionais esportivas, assento esportivo, spoiler de motor e pneus esportivos – permitem aos clientes elevar ainda mais o potencial dinâmico da moto. Ao mesmo tempo, a BMW R 1300 R continua sendo uma excelente companheira para o uso diário e viagens, e com opções como aquecimento de assento, Riding Assistant, para-brisa mais alto e uma variedade de bagagens, a moto pode ser perfeitamente adaptada às necessidades individuais desse perfil de uso.
A versão básica da BMW R 1300 R é oferecida na cor Snapper Rocks metálica, com variantes adicionais como a Exclusive na cor Racing Blue metálica, a esportiva Performance na cor Lightwhite uni e a premium Option 719 Kilauea na cor Blackstorm metálica.
Os engenheiros da BMW Motorrad buscaram tornar a nova BMW R 1300 R significativamente mais dinâmica e esportiva do que sua antecessora – um objetivo que a nova roadster dinâmica com motor boxer atinge não apenas em design, motor e chassi: a ergonomia também foi priorizada, com foco em proporcionar uma posição de pilotagem mais esportiva e ativa.
Assim, o triângulo ergonômico formado pelo guidão, pedaleiras e assento foi projetado para posicionar o piloto visivelmente mais à frente sobre a roda dianteira, graças às pedaleiras ligeiramente recuadas e ao guidão mais plano. Isso resulta em um melhor feedback da dianteira, especialmente durante a pilotagem esportiva, e maior controle. Ao mesmo tempo, a posição de pilotagem esportiva ainda permite viagens e passeios relaxados, inclusive com garupa. O guidão Comfort também está disponível como opcional.
Há anos, as roadsters da BMW com motor boxer desfrutam de excelente reputação entre o público feminino e pilotos que estão retornando às motos, graças à sua boa acessibilidade e altura de assento reduzida. Por isso, o desenvolvimento da nova R 1300 R manteve o foco em atingir uma altura de assento bem inferior a 790 mm. Além do banco padrão, vários outros estão disponíveis como itens individuais de equipamento opcional de fábrica.
Para viagens e passeios, a nova BMW R 1300 R pode ser equipada com um sistema de malas recém-desenvolvido e suportes originais BMW Motorrad, ou com preparação para bagagem como item opcional de fábrica. As malas têm capacidade de 26 e 29 litros, respectivamente. Ambas são eletrificadas e podem ser destravadas com o sistema de travamento central. Também contam com iluminação interna, e a mala esquerda inclui uma porta de carregamento USB-C. A bolsa de tanque também é nova. Pela primeira vez, ela é totalmente sem tiras e se fixa à moto por meio de um anel no tanque.
O motor boxer da nova BMW R 1300 R tem exatamente 1.300 cc, com uma relação entre diâmetro e curso de 106,5 x 73 mm (antecessor: 102,5 x 76 mm). Esse aumento vem do diâmetro de cilindro ampliado e de um novo virabrequim com curso reduzido. Ele entrega 107 kW (145 cv) (antecessor: 100 kW/136 cv) a 7.750 rpm e desenvolve torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm (antecessor: 143 Nm a 6.250 rpm), sendo o motor boxer mais potente já produzido em série pela BMW. O regime máximo do motor é de 9.000 rpm.
Na versão padrão, a nova R 1300 R oferece três modos de pilotagem para adaptação ao estilo do piloto. Os modos “Rain” e “Road” permitem ajustar o comportamento da moto às diferentes condições de estrada. O modo “Eco” permite utilizar a inovadora tecnologia ShiftCam da BMW de forma que se obtenha a máxima autonomia com um único tanque de combustível. Como opcional de fábrica, pode-se incluir os “Riding Modes Pro”, que acrescentam os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”. Com a pré-seleção de modo, o piloto pode usar um botão dedicado para alternar entre os modos configurados de maneira personalizada e prática durante a pilotagem.
O controle de torque de arrasto do motor (MSR) já vem de série. Ele evita de forma segura situações instáveis que podem ocorrer ao desacelerar ou reduzir marchas devido ao deslizamento excessivo da roda traseira. Nesses casos, o MSR abre instantaneamente as válvulas do acelerador para equilibrar o torque e estabilizar a motocicleta.
Com o ASA, a BMW Motorrad oferece uma solução técnica inovadora para tornar a pilotagem mais fácil e confortável. Seguindo o lema “Simplify your Ride”, a operação automatizada da embreagem e a troca de marchas colocam a experiência de pilotagem ainda mais em destaque – sem sacrificar a dinâmica do processo de troca.
O chassi da nova BMW R 1300 R foi totalmente redesenhado. Seu centro é uma nova estrutura principal em aço estampado, que além de otimizar significativamente o espaço de instalação para um design mais compacto, também oferece maior rigidez em relação ao modelo anterior. O subquadro traseiro também foi completamente refeito, substituindo a antiga estrutura tubular de aço por uma nova estrutura em alumínio fundido sob pressão.
Combinado ao conjunto motriz agora muito mais compacto, o novo design do chassi resultou em uma concentração significativa de massas em direção ao centro de gravidade, refletindo-se em grandes benefícios na dirigibilidade. Ao mesmo tempo, a nova R 1300 R é ainda mais precisa e estável nas frenagens, exige menos esforço para condução e oferece resposta ainda mais precisa da suspensão.
Na nova BMW R 1300 R, a roda dianteira é guiada por uma nova suspensão telescópica invertida com tubo interno de 47 mm de diâmetro. A traseira também foi redesenhada, com destaque para o Evo Paralever II, que possui uma conexão mais rígida ao quadro e eixo de liberação rápida contínuo no braço oscilante.
A nova R 1300 R também conta com novas rodas fundidas de alumínio de 17 polegadas com design de raios ocos. No total, elas são mais de 1,4 kg mais leves que as rodas anteriores. A redução nas massas rotacionais melhora tanto a aceleração quanto a resposta de frenagem e as qualidades de manobrabilidade.
Com o ajuste dinâmico de amortecimento e da pré-carga da mola traseira, o sistema eletrônico Dynamic ESA já oferece alto nível de segurança e prazer ao pilotar em diferentes terrenos.
O novo DSA vai além, combinando o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com ajuste correspondente da taxa da mola (“dureza da mola”), de acordo com o modo de pilotagem, condições da estrada e manobras. Isso faz da R 1300 R a primeira moto de série com garfo invertido e taxa de mola ajustável. A compensação de carga é feita automaticamente pela pré-carga da mola. Com o DSA, o piloto se beneficia de uma condução mais refinada e maior liberdade de inclinação.
A R 1300 R vem equipada de fábrica com freios dianteiros duplos com pinças fixas de quatro pistões montadas radialmente e freio traseiro com pinça flutuante de dois pistões, em conjunto com o sistema BMW Motorrad Integral ABS Pro. A moto também pode receber um sistema de freios esportivo como opcional de fábrica, que, além da aparência mais agressiva com pinças na cor titânio, oferece ligeira melhora na performance de frenagem.
A BMW Motorrad é considerada pioneira em segurança no motociclismo e inovações relacionadas. A nova R 1300 R vem com um farol de LED totalmente novo em formato octogonal dinâmico, com uma assinatura luminosa marcante.
Com o opcional Headlight Pro, o facho baixo do farol é otimizado para curvas de acordo com o ângulo de inclinação, ativando elementos de LED adicionais. Assim, a curva é quase completamente iluminada, pois a luz acompanha o movimento da moto. Com a otimização do padrão de iluminação, o facho baixo garante um campo de visão mais amplo e homogêneo.
A nova BMW R 1300 R pode ser equipada com o Riding Assistant para uma experiência de pilotagem ainda mais segura e confortável. O pacote inclui o Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) e o Alerta de Colisão Frontal (FCW).
Esse opcional de fábrica permite encaixe rápido e seguro de um dispositivo de navegação ou smartphone via suporte. Pela primeira vez, o suporte não requer chave – ele destrava eletronicamente, oferecendo o máximo em praticidade.
Um extenso programa de equipamentos opcionais e acessórios originais está disponível para personalizar ainda mais a nova BMW R 1300 R.

Acompanhe a BMW Motorrad Brasil nas redes sociais
Instagram(@bmwmotorradbr)
Facebook(@BMWMotorrad.BR)
YoutubeBMW Motorrad Brasil
Twitter(@BMWMotorrad_BR)
TikTok(@bmwmotorradbr)
LinkedInBMW Motorrad Brasil
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.
Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.
O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso.
Fábrica de Manaus
Única planta completamente focada na produção de motocicletas fora da Alemanha, a fábrica do BMW Group em Manaus (AM) foi fundada em 2016 e é responsável pela produção de 99% do portfólio de motos da marca BMW Motorrad no Brasil. Com área aproximada de 15 mil metros quadrados e capacidade de produzir até 17 mil motocicletas por ano, a planta possui ações voltadas para sustentabilidade e meio ambiente, como o uso de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo redução na emissão de CO2, e tem certificação I-REC (International REC Standard), sistema global que possibilita a empresas garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e limpas. Desde 2018, a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).
Atualmente, a fábrica de Manaus produz os modelos BMW C 400 X, BMW R 1300 GS, BMW R 1300 GS Adventure, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 800 GS, BMW F 900 GS, BMW F 900 GS Adventure e BMW F 900 R, BMW R12.