“Estamos cientes de que construímos carros esportivos para culturas muito diferentes”, diz Peter Varga, diretor de design da Porsche. Novas ideias de layout e influências artísticas de todo o mundo são, portanto, incorporadas ao processo criativo de cada novo modelo Porsche.
Trocas criativas regulares na Porsche Alemanha
Uma fonte essencial de inspiração dentro do Centro de Desenvolvimento de Weissach são as trocas criativas regulares. Nessas sessões, a equipe convida diferentes mentes criativas de diversas partes do mundo, além de compartilhar ideias de projetos proprietários. “Esses insights e trocas frequentes – mantidos separadamente dos temas rotineiros do processo de design para produção em série – são de enorme valor para nós”, afirma Varga. “A interação direta é muito mais eficaz do que uma conversa por tela.”
Recentemente, duas personalidades muito diferentes inspiraram os carros esportivos Porsche do futuro: o artista brasileiro Adonis Alcici e a designer de produtos ucraniana Kateryna Sokolova. Alcici, que vive na cidade brasileira de São Paulo, compartilhou em Weissach, como desenvolveu uma paixão pelo automobilismo na infância e, na adolescência, conheceu membros da equipe Porsche pela primeira vez em uma corrida de Fórmula 1 em Interlagos. Isso marcou o início de uma conexão duradoura: Alcici projetou Art Cars para a Porsche, exibidos na Miami Art Week (Art Basel). Ele também criou uma obra de arte para o capacete usado pelo piloto da fábrica Porsche, Felipe Nasr, durante as 24 Horas de Le Mans em 2023.
Em Weissach, ele também pintou o novo Macan junto com designers da Porsche. Seu estilo característico apresenta formas de setas, que enfatizam as proporções e aerodinâmica dos carros de corrida e esportivos da marca. “Seu estilo é incrivelmente descontraído e suave”, diz Varga.
Descontração brasileira encontra expertise de engenharia alemã
A descontração brasileira encontra a expertise de engenharia alemã para criar precisamente a tensão que Michael Mauer, chefe de estilo da Porsche, vê como um princípio de design definidor. Três palavras-chave representam a identidade da marca: foco, tensão e propósito, oferecendo um design icônico. O DNA dos carros esportivos é constantemente evoluído, graças, em parte, a inspirações como as de Alcici, que diz: “Minha arte é sobre velocidade e adrenalina.”
Essa evolução é um esforço de equipe em Weissach: designers, engenheiros de estúdio, construtores de modelos e designers de UX moldam colaborativamente os modelos Porsche do futuro. “Eventos como essas trocas criativas nos ajudam a reconhecer tendências precocemente e reunir impulsos importantes de fora do mundo automotivo”, explica Varga.
www.adonisalcici.com.br – @adonisalcici