Amelia Chardonnay recebe a mais alta nota da sua história com a safra 2024

O Chardonnay alcança um novo marco ao obter 98 pontos, concedido pelo renomado crítico de vinhos Joaquín Hidalgo na Vinous, se tornando o melhor do Chile na categoria

The El Tangue vineyard, part of Vina Maycas, Limari Valley, Chile; owned by Concha y Toro

Amelia Chardonnay, um dos grandes destaques do Vale do Limarí, reafirma sua liderança como um dos Chardonnays mais premiados, após conquistar 98 pontos do crítico especializado em vinhos do Chile, Argentina e Espanha para a Vinous, Joaquín Hidalgo.

Em seu recente relatório intitulado “Chile costeiro: Um terroir pouco conhecido que vale a pena descobrir”, Hidalgo degustou cerca de 200 rótulos chilenos, destacando a safra 2024 do Amelia Chardonnay como o Chardonnay mais bem avaliado do relatório, posicionando este vinho como o Melhor Chardonnay do Chile.

O crítico descreveu esta safra como: “Complexa e finamente equilibrada, combina um envelhecimento em carvalho bem dosado com o perfil de fruta madura, porém fresca, típico de Limarí: funcho, gengibre e maçã verde, realçado por flores de acácia e tília. Amplo, mas salino — marca registrada da região — o paladar é refrescante e envolvente. Um dos Chardonnays mais destacados do ‘norte verde’, 2024 tem uma delicada sutileza e profundidade de sabor em um estilo claramente definido.”

Esse novo reconhecimento na história de Amelia valoriza o grande potencial do vinhedo Quebrada Seca, localizado em um terroir extremo no norte do Chile, às portas do Deserto do Atacama. Sua forte influência do Oceano Pacífico, junto com solos ricos em carbonato de cálcio, o tornam uma origem excepcional para a produção de Chardonnay e Pinot Noir de alta qualidade.

Marcelo Papa, Diretor Técnico da Concha y Toro e enólogo do Amelia, comenta: “Há mais de 25 anos comecei a pesquisar a origem Limarí. Desde a primeira vez que provei um Chardonnay desta região, fiquei imediatamente convencido de que esse lugar tinha um enorme potencial. Hoje, com esse novo marco para Amelia, não tenho dúvida de que, como companhia, estávamos certos ao apostar em uma região pouco explorada, que hoje se mostra um dos grandes terroirs para a vitivinicultura de alta qualidade no Chile. Essa grande pontuação é também um reconhecimento a toda uma equipe que trabalhou arduamente, ano após ano, em busca da excelência para elaborar um Chardonnay de classe mundial.”

Esse reconhecimento consolida mais uma vez o posicionamento de Amelia Chardonnay como um dos vinhos brancos mais premiados do Chile e do mundo, reflexo do compromisso da Concha y Toro com a qualidade, inovação e exploração de novas origens. A safra 2024 não só se torna um marco, como também reafirma o extraordinário potencial do Vale de Limarí como uma das melhores origens para o Chardonnay de alta qualidade.

Leia o relatório completo clicando aqui.

Foto de Escape Magazine
Escape Magazine