Julia Paiva
Estar imerso dentro da maior floresta tropical do mundo é, de fato, uma das experiências mais enriquecedoras da vida. A Amazônia é diferenciada. Ela faz qualquer pessoa sair da sua zona de conforto através de vivências que desafiam os limites, mas ao mesmo tempo te faz entender o real significado de estar conectado com o poder da natureza da forma mais singela possível.
Considerada a rainha da biodiversidade ou para muitos o pulmão do mundo, a Floresta Amazônica é a moradia de cerca de um terço das espécies existentes. Ao invés da terra ou do asfalto, seus percursos são através das águas que formam a maior bacia hidrográfica do mundo. Dentre todos os rios que compõem o maior estado do Brasil está o rio Juma. Ele te leva até Autazes, um pequeno município a três horas da capital Manaus, onde fica localizado o ponto de encontro para todas as aventuras: Juma Amazon Lodge, hotel de luxo 100% sustentável construído sobre palafitas nas copas das árvores e que proporciona um verdadeiro mergulho dentro da floresta – começando com a própria hospedagem. Para chegar até ele, é preciso de dois barcos e um ônibus – inclusive, o primeiro barco dá a oportunidade de observar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
Ao chegar no Juma Amazon Lodge, o hóspede já fica encantado com a recepção, seja observando a piscina-rio flutuante com seu bar muito bem posicionado para pedir um bom drink ou degustando um típico suco local que o hotel faz questão de servir na chegada para todo mundo já se sentir em casa.
Entre os corredores extensos de madeira com a floresta ao redor, os bangalôs vão dando as caras: ao todo são 20 deles espalhados pela propriedade, em especial a suíte presidencial, a qual tive a oportunidade de usufruir durante as três noites de imersão. Diferente das outras, ela possui paredes envidraçadas com uma vista panorâmica 360º, um deck enorme com apoios e redes de descanso, um banheiro todo revestido em pedras com ofurô com vistas para a floresta e privacidade, já que o quarto é o mais afastado.
A gastronomia é um destaque à parte. A cozinha é comandada pelo chef Luiz Filho, natural de Parintins e o menu varia dia após dia refletindo toda a cultura amazonense, desde frutas peculiares da região como o taperebá (cajá) e bacuri aos pratos com peixes locais, como o tambaqui. O café da manhã e almoço são servidos através de buffet e o jantar é em sistema a la carte, onde cada um escolhe a sua opção preferida e contempla a entrada, prato principal e sobremesa.
Energia abastecida e é hora de encarar os atrativos naturais que a selva proporciona. A Amazônia não é feita para amadores. Ali, cada um encara obstáculos promovidos pela natureza e ultrapassam os limites estando frente a frente com desafios insanos. O Juma Amazon Lodge apresenta uma série de atividades, com auxílio dos guias nativos, para conhecer, aprender e se conectar com a fauna e flora presentes, entre elas:
- Pesca esportiva de piranhas no rio Juma;
- Passeio noturno para contemplação de jacarés;
- Trilha pela floresta amazônica, onde os hóspedes conhecem tudo sobre os costumes dos nativos: seja provando a larva do coco-babaçu, conhecendo as formigas tapibas (utilizadas como repelente natural pelos índios), aprendendo a se esconder de animais selvagens e se encantando com as peculiaridades de árvores, plantas e flores presentes apenas na Amazônia. O fim da caminhada é diretamente em uma cabana no Juma Amazon Lodge e os hóspedes são agraciados com um churrasco completo;
- Banho no rio Juma;
- Canoagem no rio Juma;
- Escalada em uma castanheira de 40 metros;
- Plantio de árvore;
- Conhecer a Sumaúma, considerada a árvore sagrada e mãe de todas as árvores pelos indígenas;
- Observação da floresta amazônica vista de cima em uma torre de 32 metros, perfeito para apreciar o nascer ou pôr do sol;
- Saída para observar o nascer do sol diretamente do rio;
- Visita a casa de um caboclo, onde um nativo recebe os turistas e compartilha conhecimentos sobre temas como plantas medicinais e produção da farinha de mandioca (um dos principais negócios econômicos da região).
Vale destacar que nos percursos dos passeios, assim como no próprio hotel, é possível ficar frente a frente com animais nativos, como os famosos botos cinzas e cor-de-rosa, inúmeras espécies de aves, macacos, bicho-preguiça, entre outros.
Diferente dos outros lugares, a Amazônia é feita para quem quer se desconectar através de muita aventura, ao mesmo tempo curtindo o máximo de conforto. Durante a estadia, por mais que o hotel possua uma sala de internet, é fundamental deixar o celular de lado para aproveitar cada segundo das experiências, ultrapassando limites e abraçando o novo.
Como conhecer a Amazônia através do Juma Amazon Lodge?
A viagem de três dias até a Amazônia foi uma iniciativa da GOL, Smiles e Smiles Viagens, com objetivo de reforçar as iniciativas da companhia aérea como campanha de compensação de CO2 do ”Meu Voo Compensa”, que tem como objetivo promover a sustentabilidade e minimizar o impacto ambiental de suas operações. Diante deste cenário, a Smiles Viagens, agência de viagem da companhia e também do programa de fidelidade, é parceira de destinos que têm o foco do ecoturismo e da natureza. A agência de viagens possui pacotes de 3 a 5 noites, com todas as refeições inclusas (com exceção das bebidas à parte), bem como benefícios desde antes do embarque, como o acesso exclusivo da área VIP GOL Lounge no Aeroporto de Guarulhos, embarque prioritário, acúmulo de milhas e opção de personalizar o próprio roteiro.
https://www.smilesviagens.com.br
@juma_amazon_lodge @smilesviagens.oficial @voegoloficial @smiles.oficial