Pesquisar
Close this search box.

Alimentação de qualidade não é dever exclusivo da indústria

Especialistas presentes no 3º Fórum Nacional de Nutrição sugerem que a responsabilidade pela educação nutricional da população deve ser compartilhada

 

 

Como a indústria pode contribuir para uma alimentação mais saudável foi um dos temas centrais do 3º Fórum Nacional de Nutrição, evento promovido pelo LIDE e pelo LIDE SAÚDE, que contou com debates entre pesquisadores, nutricionistas, representantes do poder público e empresariado.

“O objetivo central do Fórum foi o de analisar e compartilhar conhecimento nutricional relevante” comentou Mauro Fisberg, pediatra e diretor do Núcleo de Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI e curador do evento.

O Fórum teve na sua abertura a presença Claudio Lottenberg, presidente do LIDE SAÚDE e do Hospital Albert Einstein; Wilson Pollara, secretário-adjunto de Saúde do Estado de São Paulo; Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE e Gustavo Ene, CEO do LIDE; e Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé.

Dividido em quatro, trouxe aos participantes a oportunidade de refletir sobre a cadeia produtiva de alimentos. “Na concepção de alimentos, fatores como segurança, logística e viabilidade de produção devem sempre ser observados”, comentou Marília Nutti, pesquisadora da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mauro Fisberg destacou o papel da indústria na divulgação de conteúdo relevante sobre alimentos. “A indústria quer o consumo a longo prazo. Por isso, o compartilhamento de informação responsável é, sem dúvida, uma de suas responsabilidades”, disse. Entretanto, ele ressaltou que esta obrigação deve ser compartilhada com o governo, médicos e nutricionistas.

Finalizando as palestras do evento, Ary Bucione, presidente da ILSI Brasil, observou que as parcerias público-privadas podem contribuir em frentes que vão desde a pesquisa científica na ciência dos alimentos, até na segurança da produção e criação de ingredientes. Reunindo mais de 302 convidados, o 3º Fórum Nacional de Nutrição ocorreu nesta quarta-feira (14/09) em São Paulo.

O 3º Fórum Nacional de Nutrição contou com o apoio de importantes empresas para sua realização. O patrocínio master foi da NESTLÉ, com apoio da ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos; BASF; SODEXO e TETRA PAK, com colaboração da DSM. ANTILHAS VAREJO, COMUNICARE CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO, CORPORATE IMAGE, ECCAPLAN, GRUPO RISOTOLÂNDIA, INFORMAR SAÚDE, QUEENSBERRY, STEELCASE e WEWI REFRIGERANTE ORGÂNICO foram fornecedores oficiais do evento. Foram media partners as rádios BANDEIRANTES AM/FM e BAND NEWS FM, o jornal DCI, PR NEWSWIRE, as revistas PENSE LEVE e LIDE e TV LIDE.

mauro-fisberg
Mauro Fisberg, diretor do Núcleo de Dificuldades Alimentares do instituto PENSI, curador do evento

Escape Magazine
Escape Magazine