O Taycan e o Taycan Cross Turismo contam com grandes mudanças. Graças aos desenvolvimentos tecnológicos, a autonomia diária dos carros esportivos elétricos será aprimorada. Outras atualizações significativas incluem a profunda integração do Android Auto no sistema Porsche Communication Management (PCM), bem como a disponibilidade do Remote Park Assist pela primeira vez no Taycan. Com este novo sistema opcional de assistência, o processo de estacionamento do automóvel pode ser controlado através de um smartphone, sem que o condutor tenha de estar ao volante. Com as novas opções Paint to Sample e Paint to Sample Plus, agora é possível realizar escolhas de cores incomuns e pessoais. Por exemplo, o Taycan agora pode ser pintado no clássico Rubystar dos anos 90 ou no brilhante Acid Green.
“O desenvolvimento técnico contínuo de nossos veículos faz parte do DNA da Porsche. A última geração do Taycan impressiona com a conectividade perfeita com smartphones, que agora inclui o Android Auto”, diz Kevin Giek, vice-presidente da Model Line Taycan desde abril. “Nossa linha Taycan totalmente elétrica está crescendo e prosperando. O novo Cross Turismo, que foi adicionado à linha na primavera, está se mostrando extremamente popular entre nossos clientes, como demonstrado pelo excelente número de pedidos recebidos.”
Melhorias tecnológicas: mais alcance na prática

O novo ano modelo Taycan não será homologado separadamente, pelo que não haverá novos valores de gama WLTP. No entanto, o alcance do mundo real das versões mais recentes será maior no uso diário. Amplos desenvolvimentos tecnológicos foram implementados para alcançar esse aumento. Nos modos Normal e Range, o motor elétrico dianteiro é quase completamente desacoplado e desenergizado na faixa de carga parcial nos modelos com tração nas quatro rodas. Além disso, nenhum acionamento é transmitido para nenhum dos eixos quando o carro está parando ou parando. Esta função de roda livre elétrica reduz as perdas por arrasto. Os motores são ligados novamente em milissegundos somente quando o motorista solicita mais potência ou altera o modo de condução.
As funções de gerenciamento térmico e carregamento também foram aprimoradas. Com o Turbo Charging Planner, a bateria de alta tensão agora pode ser aquecida a uma temperatura ligeiramente mais alta do que antes. Isso significa que o carregamento rápido é possível mais cedo e com um nível de carga mais alto. Além disso, o calor residual dos componentes elétricos é usado ainda mais para regular a temperatura da bateria.
Remote Park Assist: estacionamento com controle remoto
Com a nova opção Remote Park Assist, é possível controlar remotamente as manobras de estacionamento por meio de um smartphone ao entrar e sair de vagas sem que o motorista precise estar ao volante. O controle automático é possível para vagas de estacionamento paralelas e perpendiculares e garagens. O sistema detecta automaticamente as vagas de estacionamento e as mede usando os sensores ultrassônicos e os sistemas de câmeras do veículo. Se houver espaço suficiente, o motorista pode iniciar o processo de estacionamento por meio do aplicativo Porsche Connect e, em seguida, sair do veículo. O motorista monitora continuamente o processo de estacionamento pressionando e segurando um botão na interface do aplicativo do smartphone. A função Remote Park Assist assume de forma independente a direção e o controle dos movimentos de avanço e ré do veículo. Se o botão for solto.
Android Auto: agora também integrado no sistema de infoentretenimento
A sexta geração do Porsche Communication Management (PCM) está instalada no Taycan desde a sua introdução. O carro esportivo totalmente elétrico sempre foi um pioneiro em conectividade, começando com as integrações perfeitas do Apple Music e do Apple Podcasts. O Android Auto agora também está integrado no PCM, juntamente com o suporte Apple CarPlay para iPhone. Isso significa que smartphones com o sistema operacional Google Android agora também são suportados. Funções de telefone selecionadas e aplicativos de smartphone que não afetam negativamente a segurança de direção podem agora ser operados via PCM 6.0 ou os comandos de voz do Google Assistant.
O assistente de voz Voice Pilot agora também compreende instruções em linguagem cotidiana ainda melhor. O sistema de navegação por satélite calcula mais rapidamente, usa principalmente a pesquisa online de pontos de interesse (POI) e também exibe suas informações com mais clareza.
O layout e o sistema operacional também foram ligeiramente reformulados: agora existem cinco opções de menu em vez de três no lado esquerdo da tela central e os ícones podem ser organizados individualmente.
As cores de culto estão de volta: pinturas ainda mais individuais
Nos anos 90, a Porsche introduziu uma série de acabamentos de pintura altamente coloridos em sua linha. Eles rapidamente alcançaram status de culto entre os fãs da marca e são especialmente populares hoje em dia em clássicos como os carros da geração 964. Essas cores atraentes estão voltando. Como parte da estratégia de personalização em constante desenvolvimento da Porsche Exclusive Manufaktur, o Taycan agora também está disponível com Paint to Sample e Paint to Sample Plus, além de 17 cores de pintura padrão. A primeira opção permite pintar com 65 cores adicionais, atualmente. Isso inclui as cores Moonlight Blue Metallic, Acid Green, Rubystar, Riviera Blue e Viola Metallic, tão características da marca. O Paint to Sample Plus oferece aos clientes liberdade quase total na escolha da cor.
Carregamento na estrada: Porsche Charging Service com quase 200.000 pontos de carregamento

O Porsche Charging Service oferece acesso aos pontos de carregamento em todo o mundo de várias redes, com faturamento centralizado pela Porsche. Atualmente, existem quase 200.000 pontos de carregamento em mais de 20 países em toda a Europa, incluindo quase 6.500 estações de carregamento DC de 50 kW ou mais.
Outro destaque é o Porsche Destination Charging. Com este serviço exclusivo, os clientes podem carregar seus modelos Porsche elétricos ou híbridos plug-in gratuitamente em destinos particularmente populares. Já oferece mais de 2.000 pontos de carregamento AC em mais de 50 países em locais como hotéis selecionados, restaurantes, aeroportos, shoppings, clubes esportivos e marinas – e a expansão da rede está em pleno andamento.
Todas as operações de carregamento com o Porsche Charging Service são neutras em carbono.
Best-seller Taycan
O Taycan foi particularmente bem-sucedido nos últimos meses. Com aproximadamente 20.000 veículos entregues apenas no primeiro semestre de 2021, o número acumulado no ano está apenas um pouco abaixo do total de 2020 como um todo. As vendas do mais recente membro da gama de modelos estão, portanto, em pé de igualdade com as do ícone dos carros esportivos, o 911.
Mudança na gestão do Taycan
Kevin Giek é vice-presidente da linha de modelos Taycan desde abril de 2021. Ele substituiu Stefan Weckbach, que agora é responsável pela linha de produtos Cayenne. Giek trabalha para a Porsche AG há mais de 18 anos e, mais recentemente, foi chefe de compras para novos projetos de veículos. Nesta função, o piloto de 42 anos esteve envolvido com o projeto Taycan desde o início como parte de uma equipe de 190 pessoas. As tarefas que sua equipe realizou incluíram a aquisição do equipamento para as novas instalações da fábrica em Stuttgart-Zuffenhausen. Ele continua uma tradição familiar na escolha do empregador. Quando menino, Giek foi autorizado a acompanhar seu pai no fim de semana durante as visitas de inspeção das plataformas de teste dos motores de aeronaves Porsche, pelas quais seu pai era responsável. Giek estudou na Universidade de Design.