Hora de tirar os skis e sacar rolhas.
Entramos pelos portões da Concha y Toro. A experiência sensorial começou no novo Centro del Vino, aprofundando nossa compreensão do território chileno e sua riqueza vinícola em um museu que você pode e deve tocar. Um laboratório sensorial à disposição para decifrarmos as notas mais profundas dos vinhos chilenos, através de funis estilosos como campanas de trompete, ligadas à balões de fundo redondo com dez aromas diferentes.

E a alguns passos, a história mais icônica da marca começa. Diz a lenda que, há mais de cem anos, o fundador da vinícola, Don Melchor Concha y Toro, escondeu uma preciosa coleção de vinhos na sua adega particular. Mas começou a notar que as garrafas estavam desaparecendo.

Precisando encontrar uma nova maneira de proteger seu tesouro, Don Melchor recorreu ao folclore chileno. Sabendo que os habitantes da cidade eram supersticiosos e temiam fenômenos sobrenaturais, ele espalhou o boato de que havia estranhos eventos noturnos que só poderiam ser explicados de uma maneira: o diabo vivia nas suas adegas.

Rapidamente, o boato se tornou uma lenda… e nenhuma outra garrafa desapareceu. E então, dessa lenda, surgiu outra: Casillero del Diablo, o portfólio de vinhos chilenos mais famoso do mundo.
A visita guiada também pode ser realizada à noite (Tour Noturno Casillero del Diablo) e completada pelo requintado menu de três pratos no Restaurante Bodega 1883, e pelas degustações de vinhos premium nas experiências Marques de Casa Concha, Terrunyo Food & Wine ou na completa Cellar Collection. Aproveitei cada oportunidade de apreciação dos Cellar Collection: Amelia, Carmín de Peumo, Heritage e o icônico Don Melchor!

Após 140 anos de Concha y Toro, fui uma das primeiras a conhecer o lar do legado de uma das famílias mais influentes do Chile, a casa de Don Melchor Concha y Toro e de sua esposa Emiliana Subercaseaux, agora parte das experiências do recém-inaugurado Centro del Vino. Em 1883, o casal plantou aqui um sonho. A terra era dela, a visão era dele.Dessa visão nasceram ícones.

E em 1987, o primeiro vinho de ultra prestígio do Chile: Don Melchor. Hoje, sob a liderança do enólogo Enrique Tirado, ele continua a fazer história. E a história chega ao seu auge. O Don Melchor 2021, sua 35ª safra, foi coroado o “Vinho do Ano” em 2024 pela Wine Spectator. O melhor do mundo. Confesso que foi um dia meditativo, com direito a uma degustação seguida de almoço harmonizado com Marcelo Papa, Diretor Técnico da Concha y Toro e a mente brilhante por trás do Amelia.
Construída sobre os pilares da excelência, sustentabilidade e inovação, o compromisso da Concha y Toro é tão respeitado que lhe rendeu o selo de turismo sustentável, um valor que se sente em cada etapa da visita.





