Como escolher o melhor espumante para celebrar as festas de final de ano? Veja as principais diferenças

As festas de final de ano já estão batendo na porta e um dos principais protagonistas deste período são os espumantes. Mas, diante de tantas opções, como saber qual é a melhor opção para brindar? Para ajudar na escolha, a Freixenet destacou três rótulos que traduzem perfeitamente o espírito da temporada, cada um com sua peculiaridade: Cava, o Prosecco e o espumante desalcolizado. Confira as principais diferenças:

Cava

Produzido majoritariamente na Catalunha, o Cava representa o estilo mais clássico da Freixenet. Sua elaboração é feita pelo método tradicional, o mesmo utilizado nos champagnes, em que a fermentação acontece na própria garrafa, garantindo borbulhas finas e persistentes. Entre os rótulos da Freixenet, Cordon Negro é o grande ícone: reconhecido mundialmente por seu frescor equilibrado e sua versatilidade, ele acompanha diferentes estilos de celebração, do brinde inicial aos momentos mais marcantes das festas.

Dica de harmonização: Por ser um espumante de boa acidez, o Cordon Negro é versátil e suas notas cítricas e frutadas permitem harmonizações que vão de aperitivos leves, como patês, canapés e queijos suaves a peixes e frutos do mar, incluindo sushis, sashimis, ostras e peixes grelhados ou fritos. O rótulo também pode acompanhar carnes brancas, massas e risotos leves, além de saladas frescas.

Prosecco

Já o Freixenet Prosecco é feito a partir das melhores uvas Glera da região de Vêneto, na Itália e oferece uma experiência mais leve. Ele passa por um método de fermentação que garante suavidade e cria equilíbrio entre dulçor e acidez. Ideal para o verão, a dica é servir uma taça gelada e em termos de harmonização também é uma opção versátil, combinando com antepasto, burrata, saladas com frutas secas e massas leves. Outro destaque está para seu design sofisticado, tornando-o ideal para presentear.

Zero Álcool

Para finalizar, a linha Zero Álcool da Freixenet responde ao crescimento do movimento voltado ao consumo consciente. Os espumantes desalcolizados passam por um processo técnico em duas etapas: primeiro, são produzidos como espumantes tradicionais; depois, o álcool é removido cuidadosamente por destilação em baixa temperatura, preservando ao máximo os aromas. O resultado é uma bebida inclusiva, ideal para pessoas que buscam moderação durante as celebrações. Aposte na harmonização com massas, risotos e saladas.

@freixenetbrasil / www.freixenet.com.br

Foto de Julia Paiva
Julia Paiva