Montadora sueca, que atua no país há mais de duas décadas, deve finalizar 2025 com recorde de emplacamentos
Há dois anos, a Volvo Car Brasil registrou seu melhor ano de vendas com um total de 8.684 carros emplacados. Em 2025, este resultado está próximo de ser superado. Com o fechamento de novembro (684), a montadora sueca acumula 8.581 emplacamentos no acumulado deste ano.

Deste total, os veículos elétricos seguem sendo responsáveis por mais de 53,4% das vendas. O Volvo EX30 é o líder de emplacamentos, entre os modelos suecos, em 2025, com 3.116 modelos vendidos, após 11 meses. O SUV de entrada da marca é seguido de perto pelo icônico XC60, com 3.071 versões emplacadas este ano.
Os dois modelos são líderes absolutos em suas respectivas categorias. Enquanto o EX30 tem 84,8% de market share entre os SUVs compactos (B-SUV) do segmento premium, o XC60 tem 26,2% de participação de mercado na sua categoria (D-SUV), na qual ocupa a primeira colocação desde 2022.
Bruno Pinelli, diretor de vendas da Volvo Car Brasil, exalta mais um mês positivo da marca, que atua no país desde o início dos anos 2000. “Estamos perto de confirmar o melhor resultado anual da Volvo Car Brasil, em sua história. Nossa operação começou há bastante tempo e todo mundo que passou por aqui ao longo destes mais de 20 anos fez sua contribuição”, comenta Pinelli.

“Atualmente, é excelente notar que mais de 53,4% das nossas vendas já vêm dos modelos totalmente elétricos – EX30, EX40, EC40 e EX90. É um indicativo claro de que o consumidor brasileiro está cada vez mais confortável com a tecnologia, mesmo diante da quantidade de informações equivocadas que ainda circulam sobre o tema. Os números falam por si: se considerarmos somente o desempenho dos nossos veículos 100% elétricos, o resultado já nos coloca como a terceira marca premium mais vendida do país, um marco extremamente relevante para o setor”, enfatiza o novo diretor de vendas da Volvo Car Brasil.
“E quando somamos a nossa linha de híbridos plug-in, que desempenha um papel essencial na jornada de transição para quem ainda não está pronto para migrar diretamente para um elétrico puro, reforçamos ainda mais nossa liderança. O XC60 mantém a dianteira em um dos segmentos mais competitivos do mercado, o de SUVs médio premium, enquanto o XC90 segue demonstrando sua força entre os modelos de grande porte. Juntos, esses resultados consolidam a Volvo como a referência mais completa em eletrificação no país”, avalia Pinelli.

Sobre a Volvo Car Brasil
A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.
Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.
Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil




