Louis Vuitton apresenta uma exposição inédita para celebrar a coleção Louis Vuitton Objets Nomades e a longa colaboração da Maison com o Estúdio Campana
A Louis Vuitton tem uma história de colaborações com artistas e designers em uma nova perspectiva às suas coleções. A parceria com os irmãos Campana, Humberto e Fernando (em memória), dois renomados designers brasileiros, é um exemplo disso. Os irmãos Campana ganharam reconhecimento internacional pelo seu trabalho que combina o design contemporâneo com inspirações da cultura brasileira, utilizando materiais cotidianos de maneiras inovadoras para criar peças únicas de mobiliário e decoração.
As colaborações dos irmãos Campana para a Louis Vuitton, fazem parte do projeto Objets Nomades, trazendo desde 2012 uma linha criativa, elegante e poética de móveis e objetos de decoração criados por alguns dos designers mais renomados do mundo. A cada ano, novas peças inspiradas na arte de viajar são apresentadas, oferecendo um encontro entre os designers e os artesãos criativos da Louis Vuitton, uma mescla de seus diferentes Savoir-Faire com uma interpretação imaginativa da ideia de viagem.
A arte de viajar é um dos pilares da Louis Vuitton, que se inspira na ideia de objetos que não apenas complementam o viajante sofisticado mas também celebram a beleza e a funcionalidade dentro do espaço habitável. Cada peça da coleção Objets Nomades reflete uma união singular entre a visão do designer e o incomparável Savoir-Faire da Louis Vuitton.
Desde o primeiro ano do projeto, os irmãos Campana têm contribuído com peças notáveis. Entre elas está a cadeira “Bomboca”, sofá modular que recebe o nome de confeitos tradicionais de casamentos e festas infantis no Brasil e feito com elementos que se assemelham a almofadas agrupadas em uma estrutura rígida. Outro exemplo, “Cocoon”, é uma cadeira suspensa que se parece com um casulo confortável, aludindo ao tema das viagens e descanso em movimento, feita utilizando técnicas tradicionais de artesanato junto à modernidade dos materiais utilizados pela Louis Vuitton. “Bulbo” é uma poltrona em formato de uma flor tropical, semelhante a um casulo de couro e tecido. Inspirado nos picos de chantilly, o pufe “Merengue”, é formado por oito pétalas em couro. “Aguacate” traz uma explosão de radiância para qualquer espaço. Nove peças de tamanhos diferentes podem ser configuradas conforme desejado e montadas na parede ou suspensas do teto. Esta peça inspirada na natureza é habilmente tecida à mão. Essas colaborações destacam-se por fundir o design autêntico dos irmãos Campana com a habilidade artesanal e atenção aos detalhes característicos da Louis Vuitton. Eles incorporam valores culturais distintamente brasileiros dentro do contexto globalizado da moda e do design internacional.
Sobre os lançamentos
Cocoon Couture
Inspiradas na cadeira Cocoon, um dos best-sellers da linha Objets Nomades, 6 novas versões da Cocoon são apresentadas, em um processo de criação que traz métodos específicos e minuciosos do Savoir-Faire da Maison, como uma metamorfose artística, que incorpora a excelência do trabalho manual. Cada versão dessa criação excepcional é projetada para destacar um tipo de trabalho específico, criando uma linha diversificada, na qual cada peça conta sua própria história de excelência e inovação em design. As 6 criações de Cocoon Couture, que trazem nomes do folclore da cultura brasileira, incluem bordados em fios, com aplicações e pontos, patchwork em jacquard, além de aplicações de plumas.
Kaléidoscope Cabinet
Nova criação do estúdio Campana para a linha Louis Vuitton Objets Nomades. Cada peça desse gabinete é montada a partir de mais de 500 elementos separados, cada um coberto individualmente em couro, em um processo artesanal que requer mais de 200 horas de trabalho. Com quase dois metros de altura, este móvel traz elementos que remetem aos detalhes dos icônicos baús da Louis Vuitton.
Para mais informações, acesse: Objets Nomades | LOUIS VUITTON ®