Evento organizado pela Atout France abordará o binômio tradição e inovação
A edição deste ano da conferência que abre o France Excellence, organizado pela Atout France, acontece hoje, no Rosewood São Paulo. O evento receberá pelo terceiro ano consecutivo alguns dos mais importantes nomes do universo do luxo francês e brasileiro, com destaque para a indústria do turismo, debatendo cenários e perspectivas.
Com o tema “La tradition de l’inovation”, os convidados serão recebidos à partir das 13h30 e a conferência terá seu início às 14h00 com discurso de Yves Teyssier d’Orfeuil, Cônsul geral da França em São Paulo, e de Caroline Putnoki, diretora da Atout France na América do Sul. Em seguida, às 14h20, haverá uma palestra de abertura, direto de Paris, apenas para os convidados presentes, com a Global Brand Image & Content Director do grupo francês LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy, Pauline Frachon, cujo tema é “A construção de marcas icônicas da LVMH”.
Às 15h15 será a vez de um painel com Quentin Desurmont, diretor da Serandipians; Bérangère Loiseau, CEO do Grupo Bernard Loiseau; a vice-presidência do Orient Express – Grupo Accor e mediação de Caroline Putnoki, em torno do tema “Viagem de luxo: a tradição e a inovação no coração da experiência do cliente. Tendências e perspectivas. ESG, motor de inovação”
O renomado filósofo francês, Gilles Lipovetsky, fará uma palestra in loco para os convidados presentes entre 16h15 e 17h00, cujo tema é “A tradição da inovação: contradições e especificidades do luxo à la française”.
Na sequência, Damien Loras, apresentará a inédita marca de cosméticos Augustinus Bader. Às 17h30 horas, “O esporte e a inovação na moda. Do conforto ao desenvolvimento sustentável. Os Jogos Olímpicos Paris 2024” será o fio condutor de um painel mediado por Carlos Ferreirinha, CEO da MCF Consultoria com a jornalista Maria Prata; Sophie Lamahieu, historiadora de moda e conservadora do Museu de Artes Decorativas de Paris e a direção no Brasil da Lacoste. Às 18h15, haverá uma entrevista com a pesquisadora e escritora francesa Laurence Picot, cujo livro “Les Secrets du Luxe” serviu de inspiração para o documentário “L’invention du luxe à la française”– disponível a partir de setembro no Canal Arte1.
A partir das 19 horas, Manuel Flahault, Diretor Geral da Air France, e Thierry Vannier, Diretor de Vendas Internacionais da Galeries Lafayette, irão conduzir um talk e, em seguida, todos os convidados serão recebidos para um coquetel de encerramento. Durante o evento, que contará com Laura Wie como mestre de cerimônias, serão vendidos exemplares da 2ª edição do livro France Excellence, cuja renda será revertida para a Fundação Almerinda Malaquias, um centro de educação e formação profissional para a população do município de Nova Airão, Amazonas.
“Esta terceira edição do France Excellence procura trazer temas que aparentemente são contraditórios, mas que na sua raiz são complementares. Vamos falar de inovação e tradição como dualidades, e não polaridades. O espírito esportivo nas marcas mais tradicionais do luxo, assim como o ESG são assuntos que não podem deixar de ser abordados, uma vez que são pontos de referência nas estratégias das maiores marcas de prestígio do mundo. A presença de Gilles Lipovetsky, Laurence Picot e Sophie Lemahieu mostram uma incrível conexão entre o universo acadêmico e o mundo de negócios que beneficia toda a sociedade”, explica Caroline Putnoki, diretora da Atout France na América do Sul.
Neste ano, o France Excellence conta com Air France, Nice Côte-d’Azur e Galeries Lafayette como patrocinadores master, bem como as Maisons Dior, Lacoste, Augustinus Bader e Moët Hennessy. O evento é realizado em parceria com Bernard Loiseau, La Bourgogne, Olivier Claire e Edouard Delaunay, e ainda, tem a Câmara de Comércio França-Brasil, Campus France e Rosewood Sõa Paulo como apoiadores.
Nos dias 20 e 21 de setembro, no hotel Rosewood São Paulo, haverá uma rodada de negócios com fornecedores franceses e profissionais de turismo do Brasil. Participarão desta atividade: Air France, Europcar, Mobility, Pharmacies Carré Opéra, Galeries Lafayette, Printemps, Agência Regional do Turismo de Grand Est, Escritório de Turismo de Nice Côte-d’Azur, as agências receptivas Aristo’s Tours, Elite Turismo, Wines & Chateaux; Château du Clos Lucé, Château d’Amboise, Crazy Horse, Sodexo Live; 369 Hôtels et Maisons, Anantara Plaza Nice Hotel, Bernard Loiseau, Château de Ferrand, Château de Léognan, Fauchon l’Hôtel Paris, Grand Barrail Château Hôtel, Hôtel Bowmann Paris, Hôtel Lancaster, Hôtel Plaza Elysées, Le Burgundy Paris, Le Scribe Paris Opéra by Sofitel e Hôtel Royal Riviera.