BYD anuncia criação de centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador e enxerga a capital como Vale do Silício baiano

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Após o recente anúncio do investimento de R$ 3 bilhões destinados à construção do complexo fabril em Camaçari (BA), a BYD revela a intenção de criar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador (BA), como parte do projeto iniciado no estado baiano. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa no Brasil, Tyler Li, em evento realizado na última quinta-feira (17.08), com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e outras autoridades.

Um dos principais objetivos do time P&D brasileiro será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, visando o uso o etanol conjugado com a propulsão elétrica. Segundo Li, a BYD vai trazer essa tecnologia para o Brasil e para a Bahia a fim de ajudar no processo de reindustrialização e reinvenção da indústria automotiva brasileira.

“Nós vamos trazer nosso time de experts engenharia para o Brasil porque entendendo que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex. Então esse é o anúncio que temos a fazer esta noite: criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com essa tecnologia trazendo o know-how e treinamentos para transformar também a capital baiana no Vale do Silício brasileiro”, ressaltou o CEO.

Ainda no evento foi divulgado que, em outubro, o presidente global da BYD, Wang Chuanfu estará presente na Bahia, para o evento de lançamento da pedra fundamental que marcará o início das obras do complexo de Camaçari. A linha de montagem será inspirada na unidade fabril de Changzhou, na China, e a greentech quer levar ao país pelo menos 100 brasileiros para aprender todos os processos produtivos que devem ter início no fim de 2024 ou começo de 2025. Com a capacidade estimada para entregar 150 mil unidades por ano, a BYD produzirá os modelos BYD Dolphin, 100% elétrico, e o BYD Song Plus.

O complexo agregará também outras duas fábricas: uma de chassis de ônibus e caminhões elétricos para abastecimento do Norte e Nordeste do país, e outra para beneficiamento e exportação de lítio e ferro fosfato, matérias-primas destinadas à produção de baterias.

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