
Por Teresa Perez Tours
Algumas das estações de esqui mais tradicionais da Europa estão localizadas na Suíça – que, não à toa, estampa alguns dos cartões-postais mais bonitos do continente. Nos Alpes Suíços, o inverno dita o ritmo a maior parte do tempo, atraindo viajantes que amam esportes na neve e esquiadores de todos os níveis. Por lá, as apostas também são a gastronomia: a tradição se faz presente na culinária, com pratos que conquistam paladares no mundo inteiro e ainda garantem estrelas Michelin a vários restaurantes das estações. Fora o visual surpreendente, o estilo alpino que rouba a cena e o clima de chalé da montanha presente na maioria dos hotéis. O esqui com certeza protagoniza a cena, mas há muito além dele também para se inspirar!

Andermatt
Estação ideal para esquiadores intermediários e experts graças aos níveis desafiadores das suas pistas. Andermatt, na Suíça, é daqueles destinos que não desapontam quando o assunto é viagem para curtir o clima de inverno e esportes radicais praticados na neve. Some a isso o charme dos Alpes Suíços e o resultado não poderia ser diferente: uma das estações tendências para a próxima temporada de ski na Europa. Com alto investimento para modernização da infraestrutura recebido recentemente, a região tornou-se ainda mais convidativa, combinando os ares típicos do país com uma série de novos atrativos e mantendo sempre intocada aquela atmosfera de lugar com muito para ser explorado. Em Andermatt, a área de ski se divide em duas montanhas e Gemmstock é a principal delas, atingindo mais de 3 mil metros de altura. Há ainda o ski pass, que proporciona acesso ao vilarejo vizinho chamado Sedrun, que pode ser alcançado por um breve e charmoso passeio de trem.
Onde ficar
The Chedi Andermatt
Crans-Montana
A Suíça, por si só, já tem uma atmosfera única e surpreendente, capaz de apaixonar os viajantes sem muito esforço. Em Crans-Montana, os ares de romance estão por todos os lados – e não à toa a estação é excelente pedida para casais aproveitarem juntos, curtindo atividades ao ar livre e o clima de inverno que deixa viagens a dois ainda mais especiais. As cidades gêmeas são conhecidas pelo sol que brilha praticamente o ano todo, até mesmo em meio à neve, e estão situadas a 1500 metros de altitude. Por lá, paisagens selvagens estão em perfeita harmonia com hotéis modernos, o que garante experiências de imersão na natureza local e o contato ininterrupto com os visuais marcantes dessa estação que é puro charme.
Onde ficar
Guarda Golf Hotel & Residences
Gstaad
Um das estações de ski que se destaca na Suíça é Gstaad, perfeita para aventuras na neve em família e, ao mesmo tempo, conhecida por atrair personalidades de várias partes do mundo graças ao seu clima tranquilo e discreto. Por lá, as crianças também se divertem com atividades infantis e opções de entretenimento dedicadas aos pequenos. Em Gstaad, a gastronomia também não desaponta: produtos frescos, cultivados em fazendas vizinhas, são combinados com ingredientes sofisticados nos restaurantes – dois deles estrelados pelo Guia Michelin. A estação ainda é capaz de surpreender com mais de 200 quilômetros de pistas em quatro montanhas diferentes, incluindo uma experiência para lá de especial na montanha de Wispile: abertas até mais tarde, as pistas permitem que os esquiadores pratiquem o esporte à noite, proporcionando descidas incríveis sob o céu repleto de estrelas.
Onde ficar
The Alpina GstaadGstaad PalacePark GstaadLe Grand Bellevue
St. Moritz
Pioneiro nos resorts de inverno do continente europeu, St. Moritz é um dos destinos de ski mais tradicionais da Suíça – e talvez o de maior sucesso. Na estação em que o sol brilha até mesmo em meio à neve, as pistas de esqui não chamam atenção sozinhas: restaurantes sofisticados – alguns deles estrelados pelo Guia Michelin -, lojas grifadas e mais uma série de opções para compor a lista do après-ski, incluindo spas para relaxar o corpo e a mente, ganham espaço na estação. A elegância cosmopolita do destino também rouba a cena, ostentando o charme típico suíço sempre intacto e o estilo alpino que é a cara do inverno. Em St. Moritz, os esquiadores têm ainda à disposição 180 quilômetros de pistas bem estruturadas, além de uma atração que sempre surpreende e nunca passa batido: Free Fall, na montanha Corviglia, possui a maior inclinação vertical de toda Europa, e é um convite e tanto para os viajantes em busca do máximo de aventura!
Onde ficar
Badrutt’s Palace HotelCarlton Hotel St. MoritzHotel Kulm St. MoritzKempinski Grand Hotel des BainsHotel Giardino MountainNira Alpina
Verbier
Verbier, a maior área esquiável da Suíça, se consagra com 400 quilômetros de pistas e uma das vistas mais deslumbrantes de todo o país – senão de toda a Europa: do ponto mais alto da estação, tem-se um panorama incrível dos Mont Blanc e Matterhorn, passeio perfeito que une aventura e um visual indescritível. Os esportes na neve são a atração principal durante o dia, mas, à noite, sua badalada vida noturna vira protagonista – são diversos nightclubs, champagne bars, restaurantes com música ao vivo e várias outras opções compondo o agito de Verbier depois que o sol se põe e atraindo jovens de todo o continente à procura desse seu lado vibrante. Por lá, o esqui é o forte, mas a lista de atrativos na estação vai muito além dele: boutiques, tradicional culinária suíça, hotéis com serviços personalizados, spas e outras dezenas de esportes na neve fazem parte do que há de mais interessante no destino.
Onde ficar
W Verbier
Zermatt
Um dos cartões-postais mais bonitos da Europa estampa as paisagens de Zermatt: o Mattherhorn, a montanha mais conhecida dos Alpes europeus, emoldura o visual da estação. Em Zermatt, o clima de montanha pode ser visto evidentemente na sua arquitetura, além das charretes que transitam pelas ruas substituindo a presença dos carros, proibida no destino. Na estação, que pode ser facilmente acessada de trem, 360 quilômetros de pistas de esqui, algumas acessíveis o ano todo, e lifts modernizados a cada ano são alguns dos principais highlights. Zermatt ainda conta com o charme típico dos Alpes, que garantem cliques instagramáveis tendo como pano de fundo uma das montanhas mais belas da Europa. Vale ainda, para o après-ski, encaixar no roteiro os dois restaurantes estrelados que ficam localizados na estação.
Onde ficar
CERVO Mountain Boutique ResortMont Cervin Palace ZermattRiffelalp Resort 2222m