Por Fábio Martuscelli
Com sede em Florianópolis (SC), o grupo reúne 16 marcas (Amalfi Cozinha do Mar, Beleza Bar, Bem Brazza, Café Quintal, Più Bello Galeteria, Fazendinha, James Pizza, Kiki Saudável, Let’s Burger, Lulu Marché, Noma Sushi, Noma Brava, Noma São Paulo, Olivia Cucina, Pargus Floripa e Tropikkal), em 22 operações, que se dividem entre a capital catarinense, Praia Brava, em Itajaí, e São Paulo.
Um completo centro de distribuição, com setores de açougue, peixaria, confeitaria, padaria, cozinha de pré-produção, minimercado e frota própria, abastece as casas do grupo com o máximo de agilidade.
Cérebro e fundador do Grupo Noma, o empresário Ivo Pires, 34 anos, deu início à linhagem de casas de sucesso com a inauguração do Bistrot Jardins, localizado no centro histórico de São José, cidade vizinha a Florianópolis. Em seguida, o empresário deu vida ao restaurante Amalfi, em Florianópolis – em 2016, o menu de frutos do mar, combinado à vista escancarada para a praia de Santo Antônio de Lisboa, transformou o endereço em um ponto de convergência de moradores e turistas.
A seguir, Ivo inaugurou o primeiro Noma Sushi, que fez história por ter sido instalado dentro de um antiquário – apesar do espaço reduzido, a primeira sede da casa chegava a receber 400 clientes por dia. Desde então, criar negócios do ramo da alimentação, que aliam o agito à boa comida, virou a especialidade do empresário. “Gosto que as pessoas encarem nossos restaurantes e bares como lugares de entretenimento, mas a gastronomia é nosso principal atrativo. Quero que venham para comer muito bem; a diversão vem como algo a mais”, afirma.
Em 2019, o Grupo Noma passou a se dedicar à expansão além das fronteiras da capital catarinense – e São Paulo foi uma escolha natural. A maior metrópole do país já abriga o Noma Sushi, que agora se muda para o Itaim Bibi, e o Tropikkal, bar com vocação de balada no miolo do Jardim Paulista. Os projetos para o braço paulistano, como adianta Pires, são ambiciosos. “Logo teremos um centro de distribuição na cidade para que, nos próximos três anos, possamos inaugurar outras filiais das nossas principais marcas.”
@gruponoma_
https://linktr.ee/gruponoma