7 castelos imperdíveis para visitar no Alentejo

Destino conta com cerca de 30 castelos bem preservados e abertos ao público

O Alentejo, a maior e mais autêntica região de Portugal, é um destino fascinante conhecido por suas paisagens deslumbrantes, rica história e cultura vibrante. Um dos pontos turísticos mais famosos da região são os castelos. No local, existem cerca de 30 castelos, muitos dos quais estão bem preservados e são abertos ao público. Esses castelos variam em tamanho e estilo arquitetônico, refletindo diferentes períodos históricos, desde a época romana até o período medieval.

Conheça abaixo os principais castelos do destino.

Castelo de Portel
Localizado na Vila de Portel, no Alentejo, este castelo é uma impressionante estrutura histórica que remonta ao período medieval. Construído no século 13, o castelo desempenhou um papel importante na defesa da região e na luta contra a invasão muçulmana. A arquitetura do castelo é caracterizada por suas robustas muralhas e torres, que oferecem uma vista panorâmica deslumbrante da paisagem ao redor dele.

Castelo de Monsaraz
Situado em uma colina, este castelo medieval oferece uma vista panorâmica sobre o Alqueva, o maior lago artificial da Europa. É conhecido pela sua história e pelo bem preservado ambiente medieval da vila. O castelo é cercado por imponentes muralhas de pedra, que ainda estão em excelente estado de preservação.

Castelo de Beja
O destaque deste castelo, que tem raízes que remontam ao período islâmico, é a sua imponente torre de menagem que conta com 40 metros de altura. Além disso, os viajantes podem subir seus 200 degraus para conferir uma vista de tirar o fôlego. A torre é composta por três salas, que contam com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.

Castelo de Estremoz
Atualmente, neste castelo funciona uma pousada. Mas ainda é possível conhecê-lo. Seu destaque é a espetacular Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e feita de mármore branco. Ao lado do castelo fica uma estátua em homenagem à Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de transformar moedas em rosas no século 14.

Castelo de Marvão
É um dos castelos mais bonitos de Portugal, localizado em uma posição elevada, e oferece vistas deslumbrantes sobre a paisagem alentejana, rodeado por muralhas bem preservadas. O Castelo de Marvão fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 843 metros de altitude, e do topo de sua torre, em um dia claro, é possível ver até mesmo a Espanha.

Castelo de Elvas
O Castelo de Elvas, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, faz parte do rico conjunto de construções históricas da cidade. Elvas foi estrategicamente desenvolvida como uma fortaleza devido à sua proximidade com a fronteira espanhola. Além do castelo, os visitantes podem explorar diversos fortes da cidade. Com suas robustas muralhas, bastiões e torres, o castelo se destacou como uma das fortificações mais impenetráveis da região. O sistema defensivo de Elvas é considerado a maior fortaleza abaluartada do mundo.

Castelo de Arraiolos
Este castelo de arquitetura circular é uma encantadora fortificação famosa por suas tradições de tapeçaria. Visitar o Castelo de Arraiolos é uma oportunidade de conhecer a rica história do Alentejo e apreciar a cultura local, especialmente os famosos tapetes. Situado no topo do Monte de São Pedro, é rodeado por uma muralha em forma de elipse de onde é possível apreciar uma bela visão panorâmica dos campos alentejanos.

Sobre o Alentejo 
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br. 

Picture of Escape Magazine
Escape Magazine