A 62ª edição do Baile da Rosa 2016 na Salle des Etoiles, Sporting Monte-Carlo, será realizada em apoio ao Princess Grace Foundation, no sábado – 19 de março
H.R.H. a Princesa de Hannover, Presidente da Princess Grace Foundation, pediu ao seu amigo Karl Lagerfeld para imaginar e projetar o Baile da Rosa 2016. Juntos, eles idealizaram uma noite inspirada em Cuba. Eles sentiram que além dos clichês e cartão postal, este ponto de partida criativo representa uma oportunidade maravilhosa para celebrar a energia, otimismo e esperança da sociedade cubana, atualmente passando por uma grande mudança.
O Baile da Rosa 2016 vai transportar os hóspedes pela vegetação dos campos de cana de açúcar, o azul turquesa do Mar do Caribe e da terracota do vale dos Viñales, para uma incrível explosão de cores e emoções. Resultado de uma rica e complexa herança mista , o ambiente será elevado pelo melhor da música cubana, oferecendo aos hóspedes a oportunidade de dançar e arriscar alguns passos de salsa, movimentado-se pela batida de alguns dos melhores talentos musicais do mundo. A noite “caliente”!
Após a chegada, os hóspedes atravessarão um caminho sinuoso pelos canaviais, antes de chegar ao Café Taberna. Com tempo suficiente para um mojito e os seus lugares no meio da rua, com achadas coloridas características de Cuba, rachados e desvanecidos edifícios evocando os esplendores do passado de uma Havana resistida pela luz do sol , tempestades tropicais e pulverizada pelo oceano.
Son Del Nene dá o pontapé inicial no line-up, acompanhado por seis companheiros de viagem. Nascido como Pedro Lugo Martinez, este artista cubano é o filho espiritual de Ibrahim Ferrer do famoso ‘Buena Vista Social Club “, e afirma ter aprendido dos mestres, o autêntico som Cubano. Em homenagem a seus tutores, ele estrelou na representação cinematográfica do “Buena Vista Social Club” por Wim Wenders, alimentando as cenas musicais mais comoventes do filme.
O Sporting Monte-Carlo será entregue a Son Damas, uma banda cubana só de mulheres, criada em 1992 e composta por dez estrelas espetaculares, que ganhou a reputação de ser a melhor banda feminina de Cuba. Seu enorme talento vai muito além das fronteiras do país, com mais de vinte anos, fazem concertos em toda a América e é claro, Europa e Japão.
A programação musical do 62ª Baile da Rosa continua com Septeto Nabori, uma banda de oito músicos nativos de Havana, apresentando-se desde 1993 com Alejandro Morcate, Abel Delgado e Ramón .
‘Monchi’ Carbonell. Os alunos do Conservatório e do Instituto Superior Politécnico de Santiago de Cuba, estes gênios musicais que abandonaram tudo em busca de compartilhar com o mundo, seu amor e paixão pela música tradicional cubana.
A noite termina em grande estilo com o imperdível Reggaeton Cubano, um som que é um símbolo de modernidade. Originário de Porto Rico, localmente conhecida como ‘Cubaton’, este género integra ritmos locais como hip-hop e electro com um toque de reggae para uma moderna Cuba, que cativou a sua juventude.
Os hóspedes irão se perder na diversificada herança musical cubana , dançar noite a fora por uma das noites mais inesquecíveis do calendário internacional.