Pesquisar
Close this search box.

45 Park Lane recebe David Bailey para exposição individual em setembro

A exposição “Bailey: Vision and Sound” no Hotel 45 Park Lane mostrará o rosto por trás da música que definiu os últimos sessenta anos

Uma nova exposição individual do fotógrafo e cineasta David Bailey CBE mostrará seu arquivo incomparável de retratos raros e inéditos e fotos espontâneas das figuras mais icônicas do mundo da música, e foi apresentada no 45 Park Lane em 15 de setembro de 2022.

‘Bailey: Vision and Sound’ reflete o estilo e talento únicos do fotógrafo para se conectar com seus modelos com retratos e fotos espontâneas tiradas ao longo de seis décadas. Os destaques incluem The Beatles, The Rolling Stones, Grace Jones, Bob Marley, Patti Smith e seus heróis do jazz, Miles Davis, Duke Ellington e Dizzie Gillespie.

‘Bailey: Vision and Sound’ confirma porque o fotógrafo nascido no leste de Londres também é considerado um dos maiores iconógrafos da época que mudou o mundo – os anos 1960. Inclui um retrato antigo de Mick Jagger em Paris antes que os Stones fizessem um disco. Apesar de Jagger ser um desconhecido na época, a imagem cativou Diana Vreeland, então editora da Vogue americana.

Embora Bailey seja amplamente reconhecido por seu olhar radical na moda, ele também capturou o espírito do tempo criando retratos icônicos dos Rolling Stones e dos Beatles nos anos sessenta que representaram uma mudança de atitudes e estilos. Outros retratos feitos ao longo de décadas de música inovadora incluem David Bowie e Bob Dylan. Seu retrato de 2007 de Damon Albarn captura a compostura impressionante do músico, e sua imagem luminosa do mestre do reggae Bob Marley demonstra o talento natural de Bailey para deixar seus modelos à vontade.

Grace Jones, Kate Bush e Patti Smith estão entre as gigantes femininas no arquivo de Bailey, enquanto seu retrato de Noel e Liam Gallagher captura um momento significativo no período ‘Cool Britannia’ da história da música britânica.

A exposição apresenta um trabalho único em tela representando John Lennon e Paul McCartney, que se relaciona com o retrato fotográfico em sua inovadora série Box of Pin-Ups; Bailey parece ter capturado o vínculo único do relacionamento da dupla de compositores.

A exposição também apresenta cenas de filmagens feitas por Bailey para capas de álbuns, incluindo as capas de Jumpin’ Jack Flash (1968) e Goats Head Soup (1973), dos Rolling Stones, bem como a imagem icônica de Billion Dollar Babies, de Alice Cooper. (1973).

‘Bailey: Vision and Sound’ também serve como uma homenagem aos heróis musicais de Bailey, incluindo o grande jazz Duke Ellington. Uma foto de Ellington ensaiando, lançando um breve vislumbre do outro lado da sala, oferece um momento de solidão – não a imagem típica de um showman no palco. Outros retratos dos heróis do jazz de Bailey incluem Miles Davis e uma imagem inédita do trompetista e compositor Dizzy Gillespie.

Uma exposição desse escopo é uma prova do olhar único de Bailey. Seus retratos destacam as qualidades essenciais de seus assuntos, muitas vezes apresentando-os com clareza refrescante. “Não é a câmera que tira a foto; é a pessoa”, afirmou Bailey. Ao longo das últimas seis décadas, ele formou amizades duradouras com muitos músicos, fotografando-os em toda a sua exuberância e em sua própria maneira incrivelmente incisiva e minimalista. O resultado é uma coleção de trabalhos fotográficos que cultivaram e influenciaram a cultura visual da música para sua e outras gerações.

Comentando sobre a exposição, Lee Kelly, gerente geral do Hotel 45 Park Lane, disse: “David Bailey é reconhecido como um dos pioneiros da fotografia contemporânea, criando algumas das imagens mais atraentes do século 20, e esta nova exposição reúne seus retratos icônicos de músicos lendários. Ter um ícone na exposição de fotografia aqui no 45 Park Lane é realmente uma grande honra.”

Os fortes laços do 45 Park Lane com o mundo da arte vão além de suas quatro paredes. O hotel atrai hóspedes e artistas desde a abertura do hotel e ganhou uma reputação global por sediar exposições exclusivas e residências de galerias, fornecendo a plataforma definitiva para artistas emergentes ao lado de sua coleção de obras de arte consagradas, incluindo Damien Hirst, Sir Peter Blake, Patrick Hughes , Richard Young, Brendan Neiland, Jill Berelowitz, Bruce McLean, Joe Tilson e muitos mais.

‘Bailey: Vision and Sound’, em colaboração com a Dellasposa Gallery, foi inaugurada no 45 Park Lane em 15 de setembro de 2022 e vai até o final de janeiro de 2023.

Picture of Julia Paiva
Julia Paiva